CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276

Palabras clave:

Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade

Resumen

O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.

Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. Identidade

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Biografía del autor/a

Kary Jean Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, PVPP/PUCRS. Endereço: Rua Algodoeiro, 5700, Floresta, 76.808-250, Porto Velho, RO, Brasil. Telefones: (69) 99337-0423 e (69) 3216-5980.

Angelo Brandelli Costa, PUC RS

Doutor em Psicologia pela UFRGS

Marlene Neves Strey, COLETIVO FEMININO PLURAL - CFP/RS

Doutora em Psicologia

Publicado

25/10/2019

Número

Sección

ARTIGOS - LIVRES