REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA NO ÂMBITO DO ENSINO DE HISTÓRIA: ALGUMAS QUESTÕES DE ANÁLISE DOS CONTEÚDOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.97-123

Palabras clave:

Ensino de História, África, Representações.

Resumen

o presente trabalho objetiva discutir as representações sobre o continente africano existentes no Brasil, e de como estas produzem estranhamentos com o objeto representado, no caso, a África. O artigo mostra como estas representações são produzidas no misto entre o senso comum, discursos dos movimentos sociais e mídias, e de como estas produzem efeitos no âmbito do ensino básico e superior. O artigo analisa a necessidade de se estabelecer outras representações para o continente africano, a partir de um olhar que leve em conta suas dinâmicas, práticas e costumes, ou, em outras palavras, discute a construção de um olhar que considere a África como ponto de partida para a construção de novas representações.

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Biografía del autor/a

Ivaldo Marciano França Lima, UNEB DEDC II

Prof. Adjunto B da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, campus II (Alagoinhas)

Coordenador do Programa de Pós Graduação lato sensu em Estudos Africanos e Representações da África e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

Publicado

31/01/2020

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ