REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA NO ÂMBITO DO ENSINO DE HISTÓRIA: ALGUMAS QUESTÕES DE ANÁLISE DOS CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.97-123Palavras-chave:
Ensino de História, África, Representações.Resumo
o presente trabalho objetiva discutir as representações sobre o continente africano existentes no Brasil, e de como estas produzem estranhamentos com o objeto representado, no caso, a África. O artigo mostra como estas representações são produzidas no misto entre o senso comum, discursos dos movimentos sociais e mídias, e de como estas produzem efeitos no âmbito do ensino básico e superior. O artigo analisa a necessidade de se estabelecer outras representações para o continente africano, a partir de um olhar que leve em conta suas dinâmicas, práticas e costumes, ou, em outras palavras, discute a construção de um olhar que considere a África como ponto de partida para a construção de novas representações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).