PODER, PODER-SABER E VERDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS (LDIN): UMA REFLEXÃO

Authors

  • Array Array Universidade de São Paulo

Keywords:

livro didático, poder- saber, verdade, discurso, gênero.

Abstract

 

O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de poder, poder-saber e verdade no livro didático britânico de inglês para negócios à luz do que postula Michel Foucault em sua fase genealógica. Consideramos que o gênero em que se insere este tipo de material (livro didático) neutraliza seus efeitos no contexto da aprendizagem e assim não abre espaço para que o tomemos como uma materialidade discursiva que produz efeitos ideológicos. Apaga, assim, qualquer possibilidade de questionamento acerca do conteúdo que é veiculado. Apoiando-nos também na Análise de Discurso de Linha Francesa, buscamos compreender como essa materialidade produz sentidos e analisaremos de que forma ela produz alguns desses sentidos.

Author Biography

  • Array Array, Universidade de São Paulo

    Bacharel, Licenciada e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo

    Pesquisa sob orientação/supervisão de: Prof(ª) Dr(ª): Anna Maria Grammatico Carmagnani

    Nome do Programa de Pós-Graduação: Estudos Linguísticos e Literários de Inglês

    E-mail para divulgação de contato: carol_uspsp@hotmail.com

     

Published

16/08/2014

Issue

Section

ARTIGOS - DOSSIÊ