CADERNOS DE HISTÓRIA: A EXTENSÃO, A PESQUISA E O ENSINO EM REVISTA

Autores/as

  • Array Array Universidade Federal de Uberlândia
  • Array Array Universidade Federal de Uberlândia
  • Array Array Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Pesquisa, ensino, periódicos

Resumen

Este texto analisa a trajetória da revista acadêmica Cadernos de História, vinculada ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia que circulou entre 1990 e 2007. A interrupção do periódico por falta de apoio financeiro e institucional sugere que a história da revista Cadernos de História seja representativa das dificuldades atuais dos cursos de formação de professores no Brasil. Sua história reúne indícios materiais dos distanciamentos entre os interesses da Universidade e as questões inerentes à escola básica. Sua extinção parece sintomática das prioridades atuais da universidade pública brasileira, voltada cada vez mais para a pesquisa acadêmica, através dos seus programas de pós-graduação, e distantes do escopo original da revista: o ensino, a pesquisa e a extensão dirigida à formação de professores para/na educação básica.

Biografía del autor/a

  • Array Array, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em História Social. Professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis-UFU). 
  • Array Array, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em História, Mestranda em História Social e Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia / UFU
  • Array Array, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU)

Publicado

01/09/2015

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ