ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ NA LITERATURA

Autores

  • Márcia Letícia Gomes Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Palavras-chave:

Botas do diabo. Trem-fantasma. Mad Maria.

Resumo

A história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré marcou muitas vidas, durante um longo período de tempo, aproximadamente de 1722 a 1912, ações foram empreendidas no sentido de construir os 400 km de estrada de ferro que ligariam Porto Velho a Guajará-Mirim, viabilizando o escoamento da borracha boliviana. A referida construção envolveu muitos trabalhadores de diferentes nacionalidades, uma série de construtoras e engenheiros, a perda de muitas vidas, a derrubada da mata, a mudança irreversível nos hábitos locais e, por isso, há estudos e obras ficcionais que se dedicam a retratar os principais episódios relativos à construção da estrada de ferro. Dentre as obras que o fazem, destacam-se Botas do Diabo de Kurt Falkenburger, Trem-Fantasma de Franciso Foot-Hardman e Mad Maria de Márcio Souza, as quais são analisadas no artigo que ora se apresenta. Em Botas do Diabo tem-se o herói colonizador, aquele que veio salvar da ignorância os incivilizados, ou seja, a população local; em Trem-Fantasma toda uma era de modernidade cujo ícone eram as estradas de ferro é explorada em profusão de exemplos e referências; Mad Maria, do escritor amazonense Márcio Souza, além da história, nos conta as micro-histórias, favorecendo a construção de um contra-discurso à história dita oficial.

Biografia do Autor

  • Márcia Letícia Gomes, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

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RESENHAS