A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDISCIPLINAR: TÁTICAS E ESTRATÉGIAS PRATICADAS PELA E. E. E. F. M. CEL. ALUÍZIO PINHEIRO FERREIRA (2003-2007)

Autores/as

  • Adriane Pesovento Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Alice Cardoso
  • Suzam Maccari
  • Cicera Maria dos Santos de Oliveira

Palabras clave:

Indisciplina, livro negro, educar, disciplina, estratégias.

Resumen

Este artigo partiu da necessidade de compreender as estratégias utilizadas pelas escolas para disciplinar seus educandos por um meio bem conhecido, o livro negro, livro este em que são registrados todos os atos considerados pela instituição como indisciplinares. A proposta de projeto de pesquisa surgiu durante a realização da disciplina História da Educação e foi realizada sob a orientação da professora Adriane Pesovento, por fim culminou na redação deste artigo. Para sua construção foi realizada uma pesquisa de campo na E.E.E.F.M. Cel. Aluizio Pinheiro Ferreira, localizada no município de Rolim de Moura – RO, para coleta de dados empíricos e fontes documentais, especialmente os de registros do período de 2003 a 2007, para  verificar quais os principais “ocorrências” e como a Escola agiu diante de atitudes consideradas indisciplinares. A pesquisa teve como abordagem metodológica a sócio histórica e como método de procedimento a coleta de informações  e a análise dos então chamados “Livros Negros”, presentes no arquivo da escola. O artigo esta baseado também em bibliografias que tratam do assunto disciplina, especialmente a obra de Michel Foucault intitulada “Vigiar e Punir”. Objetivou-se ainda realizar um breve histórico da disciplina/indisciplina para compreender melhor o objeto e  alcançar parte do modelo disciplinar  instituído na escola no período.

Biografía del autor/a

  • Adriane Pesovento, Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Alice Cardoso
  • Suzam Maccari
  • Cicera Maria dos Santos de Oliveira

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Sección

RESENHAS