Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • A existência ou não de conflito de interesse foi declarada ao final do artigo (último item), da seguinte forma:                                             Se houver: "Todos os autores declararam não haver qualquer potencial conflito de interesses referente a este artigo."                                     Se não houver: "Todos os autores declararam haver potencial conflito de interesse, pelo seguinte motivo..."                                         No último caso, os autores deverão informar o motivo.

  • Caso o trabalho envolva seres humanos, de forma direta ou indireta, é recomendável que a pesquisa tenha sido aprovada em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que esta informação seja citada no artigo juntamente com o nome (local) do CEP onde a pesquisa foi aprovada e o número do parecer de aprovação ou do processo.
  • Caso o trabalho possua mais de um autor, uma carta assinada (digitalizada) por todos os autores, concordando com a submissão e publicação, caso esta última ocorra, deverá ser anexada no Passo 4 da Submissão Online (TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES).
  • O trabalho que está sendo submetido não possui autoria exclusiva de aluno que ainda esteja cursando a graduação.

Diretrizes para Autores

A revista aceita a submissão de trabalhos nas seguintes categorias:

1.  Artigos Originais: produzido a partir de resultados de pesquisa com tema ou abordagem originais que atingiram resultados conclusivos com significativa contribuição para a área a qual é destinado, relatos de experiência, estudo de caso ou outro tipo de material, sendo que neste último caso, seu enquadramento na presente categoria será analisado pelo Conselho Editorial. Esse tipo de trabalho representará sempre no mínimo 2/3 das publicações de cada edição.

2.  Artigos de Revisão: resume, analisa e discute informações já publicadas. Serão produzidos preferencialmente a pedido dos editores-chefes. Esse tipo de artigo deverá conter entre 40 e 50 referências, devendo contemplar aproximadamente os últimos dez anos. Aqueles que apresentarem quantidade insuficiente, não abordarem um tema para o qual efetivamente haja necessidade ou recomendação e ainda não contribuam efetivamente com o tema escolhido no sentido de esclarecer possíveis questionamentos a assuntos previamente considerados como definidos ou demonstrar possíveis modificações de conceitos que ocorreram dentro de um tema com o passar do tempo não serão aceitos.

3.  Resenhas: destinadas à apresentação concisa dos pontos relevantes de um livro ou tese, sendo redigidas por especialistas.

4.  Resumos: serão aceitos excepcionalmente, a critério dos editores-chefes e, particularmente, quando compuser edições especiais ou suplementos da RCTRN decorrentes de eventos científicos ou acadêmicos.

5.  Edições Especiais ou Suplementos: serão produzidos por solicitação aos editores-chefes da RCTRN para publicar, sob responsabilidade dos solicitantes e respeitando às normas da revista, artigos e resumos de trabalhos apresentados em eventos científicos ou acadêmicos.

Para os artigos originais e de revisão, os autores deverão explicitar qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos farmacêuticos, equipamentos envolvidos ou outra relação no trabalho, os quais podem teoricamente influenciar as interpretações e conclusões do mesmo.

A existência ou não de conflito de interesse deverá estar declarada ao final do artigo (último item) da seguinte forma: se não houver: "Todos os autores declararam não haver qualquer potencial conflito de interesses referente a este artigo." e se houver houver: "Todos os autores declararam haver potencial conflito de interesse, pelo seguinte motivo...". No último caso, os autores deverão informar o motivo.

Para artigos originais que envolvam seres humanos, de forma direta ou indireta, é recomendável que a pesquisa tenha sido aprovada em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que esta informação seja citada no artigo juntamente com o nome (local) do CEP onde a pesquisa foi aprovada e o número do parecer de aprovação ou do processo.

No caso de mais de um autor, uma carta assinada (digitalizada) por todos os autores, concordando com a submissão e publicação, caso esta última ocorra, deverá ser anexada no Passo 4 da Submissão Online (TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES). 

Independente da categoria do trabalho, não serão aceitas submissões de trabalhos realizados exclusivamente por alunos que ainda estejam cursando a graduação.

Os autores dos trabalhos serão responsáveis por garantir que o trabalho não esteja sendo avaliado ou que ainda não foi publicado em outro periódico ou algum tipo de publicação relacionada a evento.

Os trabalhos devem ser digitados em papel no formato A4 (21 cm x 29,7 cm). As margens superior e esquerda devem ser de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser do tipo Arial de tamanho 12 para todo o trabalho, excetuando-se citações com mais de 3 linhas, paginação (que deverá ser no canto superior direito), legendas e fontes de ilustrações e tabelas, resumo e versão do resumo em outra língua que deverão ser de tamanho 10. O espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5 entre linhas, com as mesmas exceções do parágrafo anterior as quais deverão estar com espaçamento entre linhas simples, acrescentando-se ainda as referências, que além de serem escritas com o espaçamento entre linhas simples, também deverão ser separadas entre si por esse mesmo espaço. O texto deverá ser digitado com alinhamento justificado, exceto quando indicado na presente norma. Cada parágrafo deverá ser escrito com recuo da primeira linha de 1,5 cm. Notas de rodapé não devem ser utilizadas. O indicativo numérico dos títulos das seções, em algarismo arábico, precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere, seguindo uma numeração progressiva. Utilizar apenas seções primárias e secundárias (exemplo, 1 e 1.1). Os títulos das seções deverão ser separados do texto que os antecede ou sucede por um espaço entre linhas de 1,5. Títulos de seções que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Alguns títulos de seções não possuem indicativo numérico, sendo eles o resumo, resumo em língua estrangeira e referências. Siglas quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo. Nas menções subsequentes utilizar apenas a sigla. Equações e fórmulas, para terem sua leitura facilitada, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros). Ilustrações, qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do seu respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração no formato JPEG, com resolução adequada (300 dpi), deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Tabelas devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Artigos Originais: a Norma da ABNT NBR 6022 deverá ser utilizada para a apresentação dos elementos que constituirão o artigo a ser avaliado e publicado. Na primeira página indicar o título e subtítulo (se houver) separado do título por dois pontos e na língua do texto, seguidos pelo nome do(s) autor(es) acompanhado(s) de instituição a qual está vinculado e instituição na qual a pesquisa foi realizada, de um breve currículo que qualifique os autores na área de conhecimento do artigo, endereço postal e eletrônico (correio eletrônico/e-mail). Indicar o autor correspondente. A segunda página deverá conter um resumo (assim redigido, RESUMO, e com alinhamento centralizado), escrito na língua do texto, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Deverá ressaltar, sem separar o texto em seções, o(s) objetivo(s), método, resultados e conclusões, seguido, logo abaixo, de 3 a 5 palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Referências. Artigo. Documentação. Essas palavras deverão sempre ser iniciadas com letra maiúscula. Na página seguinte, deverá constar a introdução (seção redigida da seguinte forma: INTRODUÇÃO, onde deve constar a delimitação do assunto tratado e/ou uma breve revisão a respeito do tema, de modo a justificar e demonstrar a relevância da pesquisa e, obrigatoriamente, ao final, o(s) objetivo(s) da pesquisa. Outros elementos necessários para situar o tema do artigo poderão ser acrescentados. Na sequência, deverá estar o desenvolvimento, parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Deverá obrigatoriamente ser composta inicialmente da seção método (seção redigida da seguinte forma: MÉTODO) e de seções secundárias que variam em função da abordagem do tema e do método. No método deverá constar a descrição detalhada da seleção da amostra ou população (quando houver) e dos procedimentos ou ferramentas assim como dos materiais utilizados na pesquisa de modo suficiente para permitir a reprodução do estudo, além da forma de análise dos dados, utilizando preferencialmente análise estatística. Também serão obrigatórias as seções RESULTADOS (exposição sucinta, ordenada e lógica dos achados com possibilidade de apoio de ilustrações e tabelas, mas com cautela para evitar duplicidade na apresentação dos resultados no texto e nos elementos citados anteriormente), DISCUSSÃO (explicação detalhada dos resultados realizando comparações com estudos similares descritos em referências atualizadas), as seções resultados e discussão poderão conter  seções secundárias quando necessário para facilitar o entendimento de ambos. As seções resultados e discussão poderão também ser descritas em conjunto, mas contendo as mesmas informações decritas anteriormente para ambas. Nesse caso, a seção passará a ser chamada de RESULTADOS E DISCUSSÃO. Na sequência está a seção CONCLUSÕES , que sumariza os principais resultados e suas explicações respondendo em particular ao objetivo do artigo, podendo conter outras informações que se fizerem necessárias. Essas 3 últimas seções, assim como as anteriores (já exemplificadas), devendo ser redigidas conforme encontram-se nestas normas (negrito e todas as letras maiúsculas). As seções secundárias (quando houverem) deverão estar apenas com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e em negrito (exemplo: Seção Secundária) e assim como nas seções primárias deverão estar separadas do texto que as precede ou sucede por um espaço em branco de 1,5. Apenas as seções introdução e referências (esta última redigida da seguinte maneira: REFERÊNCIAS) deverão iniciar em página separada sendo que a última deverá ter alinhamento centralizado. Esse tipo deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 referências, predominantemente atuais e conforme Norma da ABNT NBR 6023 (Referências). Exemplos de referências são apresentados mais adiante nessas diretrizes, da mesma forma que para as citações, para as quais é exigida a Norma da ABNT NBR 10520 (Citações). Nas citações, utilizar o sistema numérico com numeração sobrescrita após a pontuação que fecha a citação. Após a conclusão e antes das referências, deverão constar em página separada, primeiro, o título e subtítulo (se houver) separado do título por dois pontos em inglês ou espanhol, e na página seguinte o resumo do trabalho em língua estrangeira, que deverá ser a mesma versão da língua escolhida para o título e subtítulo (quando for o caso), iniciado pela palavra ABSTRACT ou RESUMEN (redigidos desta mesma forma e centralizados) e com o mesmo limite de palavras. Ao final, deverão constar as versões das palavras-chave do resumo na língua do texto com a mesma formatação e antecedidas da expressão Keywords (no caso do inglês) ou Palabras clave (no caso do espanhol). Artigos nesta categoria deverão conter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas (considerando todos os elementos constituintes do artigo e descritos nestas diretrizese). Por último, como elementos opcionais, glossário, anexos e apêndices poderão ser apresentados, também conforme a Norma da ABNT NBR 6022 (estes também deverão ser contados no número total de páginas). Na última página deverão constar os agradecimentos dos autores, incluindo às agências de fomento por financiamento ou bolsa e a data de envio do artigo.

Artigos de Revisão: esse tipo de artigo deverá ser composto e formatado da mesma forma que os artigos originais, podendo ser suprimidos apenas as seções resultados e discussão, assim como outras seções após o método poderão ser acrescentadas para facilitar a organização das ideias.

Resenhas: por suas características especiais não estão sujeitas a limite de palavras, mas deverão contemplar no máximo uma página.

Resumos: quando aceitos, nas condições descritas na seção Formas de Apresentação do Trabalho, deverão seguir a Norma da ABNT NBR 6028.

Edições Especiais ou Suplementos: deverão seguir as regras de submissões, conforme a categoria do trabalho.

Exemplos de referências e citações:

Este item exemplifica, conforme as Normas da ABNT NBR 6023 e NBR 10520, referências e citações respectivamente.

Exemplos de Referências

Referências com até três autores, colocar todos os nomes começando pelo sobrenome, vírgula e as iniciais dos prenomes seguidos de ponto com iniciais separadas por espaço e autores separados por ponto e vírgula.

Quando houver mais de três autores, inserir apenas o 1º, com a mesma formatação anterior e usar a expressão et al. (expressão derivada do latim, que significa "e outros").

NUNES, M. F. et. al. Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Brasília, DF: UNESCO, 2003. 428p.

Para livro:

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, A. S. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. 144p.

Para capítulo de livro:

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Informação pública conceitos e espaços. In: VALENTIM, M. L. (Org.). Atuação profissional na área da informação. São Paulo: Polis, 2004. cap. 4, p. 71-81.

Para livro em meio eletrônico:

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, A. S. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. Disponível em: <http://www.cerbrasil.com.br>. Acesso em: 22 ago. 2007.

Para trabalho acadêmico (tese, dissertação e outros):

BARBOSA, F. S. S. Atividade eletromiográfica dos músculos eretores da espinha durante contração isométrica contínua em diferentes níveis de carga: efeito de um protocolo de treinamento de resistência isométrica. Rio Claro, SP: UNESP, 2005. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, 2005.

Para periódico no todo:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-

Para artigo de periódico (note que o título negritado é o equivalente ao nome da revista):

SCURO NETO, P. Por uma justiça restaurativa. Revista da AJURIS. Porto Alegre, v. 32, n. 99, p. 193-207, set. 2005.

Para artigo de periódico em meio eletrônico:

BARBOSA, F. S. S.; GONÇALVES, M. Análise espectral do sinal eletromiográfico dos músculo eretores da espinha obtido do teste de Sorensen. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 4, n. 4, p. 575-583, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fm/v23n4/a08v23n4.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2013.

Para trabalho publicado em congresso ou eventos similares (publicado):

ARRUDA, G. M. (2000). As práticas da biblioteca pública a partir das suas quatro funções básicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 2000. Anais... Porto Alegre: Associação rio-grandense de bibliotecários. 1 CD-ROM. 

Para entidade:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Para documento jurídico:

BRASIL. Medida provisória no 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

Exemplos de Citações

As citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas, seguidas ou precedidas do sobrenome dos autores. As aspas simples são utilizadas para identificar citação no interior da citação. Por exemplo:

Segundo Barbour1 "O estudo da morfologia dos terrenos [...]"

Note no exemplo acima a presença dos colchetes "[...]" que destaca a supressão de palavras, quando se pretende encurtar a citação.

Em citações diretas com mais de três linhas apresentar recuo à esquerda de 4 cm, fonte menor que a do texto (tamanho 10) e espaçamento entre linhas simples, indicando a fonte ao final da citação após o ponto. Da seguinte forma (o recuo e a fonte em tamanho menor não são mostrados no exemplo):

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão.2

Outro exemplo:

Acerca do assunto, Batista, Reuda e Santos3 relatam que:

A biblioteca Universitária possui um papel muito importante, contando como 40% da nota total [...]. Assim entende-se que a importância dada pelo órgão regulamentador à biblioteca, pois ela se constitui o universo de todos os cursos, onde o aluno, pesquisador e professor tem acesso à literatura desejada, capaz de produzir conhecimento e novas perspectivas.

Outro exemplo:

Para alguns estudiosos a revolução industrial pode ser dividida em três momentos. Por exemplo, Rudiger apud Fernandes4 relata que:

O primeiro coincidiu com a utilização da máquina como um instrumento para exploração de recursos da natureza; o segundo cerca de 150 anos após, é marcado pela descoberta da eletricidade e do surgimento de sistemas fabris (estes sistemas tinham uma produtividade muito superior aos sistemas de produção manuais); o terceiro após poucos anos, é caracterizado pela crescente automação dos sistemas fabris e pelo surgimento de tecnologias capazes de programa-los, controlando cada vez mais o trabalhador.

Cabe destacar que a citação acima representa uma citação de citação, utilizada quando não consultamos a fonte original e aproveitamos a transcrição realizada pelo autor da fonte que foi realmente consultada. Nesse caso, adotamos a expressão apud que equivale a expressão, citado por. Recomenda-se fortemente que esse tipo de citação deve ser evitado.

Nas citações indiretas não há necessidade do uso nem de aspas e nem de recuo à esquerda.

Por exemplo:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz.5

Outro exemplo:

O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior.6

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.