PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: um estudo em uma escola pública de Ariquemes – RO
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem. Alunos com NEE. Inclusão escolar. Formação de professores.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar como no percurso da prática pedagógica estão sendo avaliados os alunos com necessidades educacionais especiais e a representatividade desse processo na aprendizagem dos alunos. Partimos do princípio que a inclusão educacional requer uma prática diferenciada, nesse sentido o professor é quem deve estar atento as necessidades do aluno, cabe a ele estudar e melhorar as estratégias e metodologias avaliativas voltadas ao aluno que apresenta alguma NEE, vez que o aluno que está sendo avaliado pode ter necessidades de aprendizagem distintas das quais o professor está habituado a lidar, isso vai demandar atenção especial, porém, não significa que a sua estrutura mental e a condição de sua aprendizagem sejam essencialmente deficitárias em relação aos demais alunos. Luckesi (2006) defende o ato de avaliar igual para todos, em que o processo de avaliação deve ser um conjunto, em que o ato de avaliar, planejar e executar constitui um ato pedagógico. A metodologia da pesquisa consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica, em que nos amparamos em autores como Hoffman (2014), Beyer (2005), Freitas (2008), Luckesi, (2008) e em documentos como a LDBEN (1996), e Declaração de Salamanca (1994) e a política voltada para alunos com NEE. Na pesquisa de campo utilizamos de entrevista semiestruturada, aplicada a três professoras de escola pública do município de Ariquemes – RO. Concluímos que, de certa forma há uma insipiência na formação dos professores, gerando dificuldade para avaliar a aprendizagem das crianças com NEE, logo um despreparo da avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão, cabendo ao poder público maior atenção aos alunos com NEE e a formação dos professores voltadas a tal público.
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