PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: um estudo em uma escola pública de Ariquemes – RO

Autores

  • Márcia Ângela Patrícia Universidade Federal de Rondônia
  • Patrícia de Souza Amorim UNIR

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Alunos com NEE. Inclusão escolar. Formação de professores.

Resumo

 

A presente pesquisa objetiva analisar como no percurso da prática pedagógica estão sendo avaliados os alunos com necessidades educacionais especiais e a representatividade desse processo na aprendizagem dos alunos. Partimos do princípio que a inclusão educacional requer uma prática diferenciada, nesse sentido o professor é quem deve estar atento as necessidades do aluno, cabe a ele estudar e melhorar as estratégias e metodologias avaliativas voltadas ao aluno que apresenta alguma NEE, vez que o aluno que está sendo avaliado pode ter necessidades de aprendizagem distintas das quais o professor está habituado a lidar, isso vai demandar atenção especial, porém, não significa que a sua estrutura mental e a condição de sua aprendizagem sejam essencialmente deficitárias em relação aos demais alunos. Luckesi (2006) defende o ato de avaliar igual para todos, em que o processo de avaliação deve ser um conjunto, em que o ato de avaliar, planejar e executar constitui um ato pedagógico. A metodologia da pesquisa consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica, em que nos amparamos em autores como Hoffman (2014), Beyer (2005), Freitas (2008), Luckesi, (2008) e em documentos como a LDBEN (1996), e Declaração de Salamanca (1994) e a política voltada para alunos com NEE. Na pesquisa de campo utilizamos de entrevista semiestruturada, aplicada a três professoras de escola pública do município de Ariquemes – RO. Concluímos que, de certa forma há uma insipiência na formação dos professores, gerando dificuldade para avaliar a aprendizagem das crianças com NEE, logo um despreparo da avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão, cabendo ao poder público maior atenção aos alunos com NEE e a formação dos professores voltadas a tal público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Ângela Patrícia, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação da UEM (DINTER UEM/UNIR) 2017-2021. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia ? UNIR ? 2015. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNIR (2005). Especialização em Supervisão Escolar Pelas Faculdades Integradas de Ariquemes ?FIAR (2006). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia ? UNIR ? 2004. Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia. Chefe do Departamento de Ciências da Educação 2014-2015. Desenvolve pesquisa na área educacional nas seguintes temáticas: Alfabetização Infantil; Formação de Professores e Políticas Públicas. Coordenadora do curso de Pedagogia do Programa de formação de professores PARFOR-Ariquemes (2011-2017).Tem experiência na Educação Básica, com ênfase em docência e gestão escolar. Formadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na idade Certa (2013-2016). Coordenadora de Subprojeto PIBID 2018/2019.

Patrícia de Souza Amorim, UNIR

Pegagoga - Universidade Federal de Rondônia - 2017

Especialista em Tecnologias Educacionais - IFRO, 2018

Professora da rede municipal de ensino do Município de Cujubim -RO

Downloads

Publicado

02/12/2020