A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NO POEMA “MARABÁ", DE GONÇALVES DIAS

Autores

  • Fabiany Moraes Andrade Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Paula de Brito Martins FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Eunice Gomes da Silva INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Palavras-chave:

Poema Marabá. Discurso Romântico. Efeitos de Sentido.

Resumo

O artigo aborda sobre quais condições de produção eram construídos os sentidos no discurso presente no poema Marabá (Corpus) de Gonçalves Dias. Propõe como objetivo analisar estes sentidos e mostrar os efeitos na sociedade do séc. XIX. Adota como parte de seus dispositivos metodológicos, consulta a fontes de informação bibliográfica, dentre elas: artigos, livros, dissertações e teses relacionadas a análise do discurso de poetas da geração romântica. Norteia-se pela fundamentação teórica contida nos conceitos de Pêcheux (1990) e Fontana (2014) sobre a formação social para explicar as condições de produção nas quais o poeta estava interpelado, observa também os estudos, Orlandi (2011) e Fragoso (2001) vinculados ao nacionalismo presente no romantismo e pesquisas de Rodríguez Zuccolillo (2000) que auxilia como pensar o nacionalismo sob a ótica histórico-discursiva.  Apresenta resultados parciais percebidos através da exaltação indígena, expressivo nacionalismo (exaltação indígena), utilização de figuras de linguagem para atribuir efeitos de sentido através do discurso romântico e o lirismo inerente ao romantismo da época, destaca também a mesticidade e a ocorrência de preconceitos existentes no Brasil no período estudado. Considera parcialmente que o discurso presente no poema traz elementos metafóricos, comparativos, paisagísticos e de personificação para a construção dos sentidos que quando descritos não devem ser considerados literais (únicos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiany Moraes Andrade, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes

Mestre em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2018), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2012), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2008).  Bibliotecária da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Paula de Brito Martins, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestra em Letras, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho / RO; Pós-graduada em Tradução e Interpretação de LIBRAS, pela Faculdade Santo André, Polo de Ji - Paraná; Graduada em Letras - Português/Inglês, no Centro Universitário Claretiano, Batatais. Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais, exercendo a função de tradução e interpretação em sala de aula, na UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Câmpus de Ji-Paraná.

Eunice Gomes da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017). Pesquisa com ênfase em Análise de Discurso; Especialização em Linguística e Literatura (2008); Graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2007). Atualmente exerce a função de supervisora do Curso de Formação Inicial e Continuada - Assistente de Tesouraria - IFRO. 

Downloads

Publicado

02/12/2020

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes