PEDAGOGIA SOCIAL
Palavras-chave:
Pedagogia Social. Educação Popular. Educação – política.Resumo
Verifica à importância da Pedagogia Social na Educação para amenizar a vunerabilidade social que se estende além dos muros escolares. A metodologia utilizada foi qualitativa com análise bibliográficas, e pesquisas que originaram produções acadêmicas. Questiona a ocorrência do conhecimento social, e de como a Pedagogia Social X Educação Popular nascem em nossa sociedade em prol da igualdade. A pesquisa revela o cenário atual: um ambiente onde as expressões da questão social se mostram com bastante complexidade, é na escola que acontece a articulação entre comunidade, família e Estado. Entendemos que a política educacional também serve como uma forma, um processo de muitas lutas contra as desigualdades sociais geradas ao longo da história brasileira e se concretiza como mais um garantidor do acesso à cidadania. O Brasil foi palco de muitas manifestações ideológicas, historicamente, desde 1932, diversos interesses vinham disputando espaço no cenário nacionais: setores conservadores de um lado, a Igreja Católica, com a ideia, de manter a hegemonia que mantinham na condução da política nacional de educação; e de outro os setores liberais, progressistas e até de esquerda, seguindo a ideia da Escola Nova, idealizando uma escola pública para todas as crianças e adolescentes dos sete aos 15 anos de idade. Essa disputa de ideologia ultrapassou muitas décadas e diversas reformas educacionais, sem que o poder público brasileiro edificasse um sistema nacional de escolas públicas para todos.
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