“ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PENSO, LOGO...” IMPACTOS DA BUROCRACIA NAS REPRESENTAÇÕES DE LICENCIANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ

Autores

  • Célia Polati (UFRRJ)
  • José Henrique (UFRRJ)

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Representações sociais. Educação física.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as representações de licenciandos em Educação Física (EF) acerca do estágio supervisionado. Adotou-se o método misto com 95 estagiários. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre de palavras, hierarquizadas e justificadas conforme ordem de importância, seguidos de análise prototípica. Os resultados apontam que embora a presença dos aspectos pedagógicos do estágio indique o reconhecimento de sua relevância no processo de formação profissional, os licenciandos o representam como uma etapa burocrática e cansativa afetando seu comprometimento com este componente curricular. Tal movimento requer ações que busquem relevar o aspecto formativo do estágio conferindo-lhe o devido protagonismo na formação docente.

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Publicado

21/02/2022