AVALIAÇÃO COMO COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DE TODOS
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem. Visão social e democrática. Aprendizagem de todos.Resumo
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, no ano de 2020.2 ofertado pela Universidade Federal de Rondônia, Campus UNIR/Ariquemes. O objetivo foi analisar como se dá a avaliação comprometida com a aprendizagem de todos os alunos. Para tal, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores Luckesi (2005), Vasconcellos (1998), Bloom (1983), Hoffmann (2003), Demo (2002). No segundo momento apresenta-se resultados de pesquisas de campo, com base em cinco artigos científicos, em que as discussões se pautaram em pontos como a inclusão e pluralidade da prática pedagógica tendo como norte fatores como mudanças contemporâneas entre cultura, vivência social, gênero, atitudes, valores. A pesquisa demostrou como a avaliação pode afetar a todos os envolvidos, evidencia que o avaliar não é só entre os professores e os alunos, mas também a colaboração entre as escolas e seus profissionais. Pode-se assim analisar e observar que todos são avaliados de alguma forma. Ao avaliar deve-se levar em consideração vários aspectos e, principalmente, cada modelo educacional, avaliar não é apenas decidir se o aluno pode ou não mudar de nível, é necessário avaliar observando todos os conhecimentos, levando em consideração cada detalhe. Nesta perspectiva, o professor estará também se auto avaliando para um bom desempenho profissional.Downloads
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Publicado
21/02/2022
Edição
Seção
Ciências Humanas
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