AVALIAÇÃO COMO COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DE TODOS

Autores

  • Luana Rocha Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Nilza Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Márcia Patrícia Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Visão social e democrática. Aprendizagem de todos.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, no ano de 2020.2 ofertado pela Universidade Federal de Rondônia, Campus UNIR/Ariquemes. O objetivo foi analisar como se dá a avaliação comprometida com a aprendizagem de todos os alunos. Para tal, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores Luckesi (2005), Vasconcellos (1998), Bloom (1983), Hoffmann (2003), Demo (2002). No segundo momento apresenta-se resultados de pesquisas de campo, com base em cinco artigos científicos, em que as discussões se pautaram em pontos como a inclusão e pluralidade da prática pedagógica tendo como norte fatores como mudanças contemporâneas entre cultura, vivência social, gênero, atitudes, valores. A pesquisa demostrou como a avaliação pode afetar a todos os envolvidos, evidencia que o avaliar não é só entre os professores e os alunos, mas também a colaboração entre as escolas e seus profissionais. Pode-se assim analisar e observar que todos são avaliados de alguma forma. Ao avaliar deve-se levar em consideração vários aspectos e, principalmente, cada modelo educacional, avaliar não é apenas decidir se o aluno pode ou não mudar de nível, é necessário avaliar observando todos os conhecimentos, levando em consideração cada detalhe. Nesta perspectiva, o professor estará também se auto avaliando para um bom desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/02/2022