FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
Formação docente. Inclusão. Educação.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da formação docente para a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Tem-se como suporte metodológico a abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz de Mendes (2010), Franco (2008), Mantoan (2003), Carvalho (2006) e em documentos orientadores e regulatórios como a LDB 9394/96 e a PNEE (2008). Os resultados revelam que a formação docente, tanto inicial quanto continuada, articulada às políticas educacionais são aliadas fundamentais para o desenvolvimento de escolas inclusivas. Conclui-se que é fundamental o compromisso dos educadores não apenas com sua formação e atuação profissional, mas sobretudo, imprimir em sua prática pedagógica a inclusão escolar, de fatoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21/02/2022
Edição
Seção
Ciências Humanas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Todas as declarações publicadas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores que mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).