FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Taís Santana Universidade Federal do Acre – UFAC
  • Ramile Bezerra Universidade Federal do Acre – UFAC
  • Ademarcia Costa Universidade Federal do Acre – UFAC

Palavras-chave:

Formação docente. Inclusão. Educação.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da formação docente para a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial. Tem-se como suporte metodológico a abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz de Mendes (2010), Franco (2008), Mantoan (2003), Carvalho (2006) e em documentos orientadores e regulatórios como a LDB 9394/96 e a PNEE (2008). Os resultados revelam que a formação docente, tanto inicial quanto continuada, articulada às políticas educacionais são aliadas fundamentais para o desenvolvimento de escolas inclusivas. Conclui-se que é fundamental o compromisso dos educadores não apenas com sua formação e atuação profissional, mas sobretudo, imprimir em sua prática pedagógica a inclusão escolar, de fato

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Publicado

21/02/2022