ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS ENCONTRADOS EM MEIO A PANDEMIA

Autores

  • Gabriela Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Jessica Aline Pereira Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Marcia Patrícia Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Rafael Santana Professor pela Secretaria Municipal de Ariquemes-RO

Palavras-chave:

Alfabetização. Pandemia. Ensino remoto. Desafios.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os principais desafios e consequências ocasionadas em virtude da pandemia no âmbito educacional, na etapa de Alfabetização- Anos Iniciais Ensino Fundamental. O que foi possível mediante leituras e pesquisas bibliográficas, além de um relato de experiência adquirido nas etapas de observação, planejamento e regência por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola municipal de ensino fundamental pertencente ao município de Ariquemes-RO. No presente trabalho serão abordadas as concepções de alfabetização e letramento, e os desafios em tempo de pandemia. Pode-se concluir que o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ciclo de alfabetização foi extremamente prejudicado, em virtude da ausência da presença pedagógica de um educador qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/02/2022