RELATO DE EXPERIÊNCIA: 4 BRINCADEIRAS E SEUS BENEFÍCIOS

Autores

  • Rosimeire Buzina Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes
  • Hosana Ferreira Universidade Federal de Rondônia, UNIR/Campus de Ariquemes.
  • Elizangela Francisca Oliveira Escola Municipal Ireno Antônio Berticelli

Palavras-chave:

PIBID. Alfabetização Infantil. Brincadeiras.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Pedagogia – Unir- Ariquemes. Tem por objetivo analisar 4 brincadeiras e seus benefícios para a alfabetização infantil, aplicado por meio de um projeto do dia das crianças. O relato advém de atividades (observação) realizadas em uma turma do 2° ano de uma escola pública municipal de Ariquemes-RO, no semestre de 2021/2. A metodologia pautou-se em estudo teórico, em autores como; Kishimoto (1993) (1997) (2010), Vygotsky (1991) (1998), Macedo (1995) além do Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998), no contexto da sala de aula, observação e participação, caderno de campo. Os resultados evidenciaram que o projeto além de contribuir com as informações e a importância das brincadeiras para as crianças, proporcionou uma aprendizagem ao realizarem as tarefas proposta aos alunos, visto que apresentavam dificuldades por conta do ensino remoto, sendo possível verificar qual o nível de dificuldades que eles apresentaram ao realizar essa atividade. O subprojeto PIBID, permitiu por meio das experiências, vivenciar uma prática de docência distinta, que trouxe contribuições tanto para o professor, alunos, quanto para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, aprendendo através do processo educativo ofertado pela escola e vivenciado pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/02/2022