A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Domício Teixeira Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Elismar Machado Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Márcia Patrícia Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Ensino fundamental. Educação. Prática avaliativa.

Resumo

O presente resumo tem como objetivo analisar a prática avaliativa no ensino fundamental. O objeto do presente estudo foi requisito parcial avaliativo na disciplina de “Avaliação da Aprendizagem”, desenvolvida por acadêmicos do 8° período, do curso de Pedagogia – UNIR/Ariquemes – RO; ofertada pelo Departamento de Ciências da Educação (DACED). Buscou-se compreender como ocorre a prática avaliativa dos alunos por parte dos professores, nas instituições públicas de ensino do país, e se essas práticas estão de acordo com as bases legais. A metodologia pautou-se em dois momentos: A primeira parte utilizou-se artigos, teses, dissertações e livros e monografias, baseados em autores como: Freitas (2003), Luckesi (2005), Hoffmann (2011), Perrenoud (1993), Vasconcelos, (1998) e outros, realizou-se também uma abordagem acerca das leis que regulamentam a prática avaliativa no ensino fundamental, o que elas dizem sobre o assunto, como a Lei n° 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCNs). Na segunda etapa, seguindo alguns requisitos, foi realizada uma pesquisa secundária, através de um mapeamento de pesquisas de campo em 5 artigos, de até 5 anos de publicação, pertencentes a lugares diferentes do país, sendo os autores correspondentes: Debiasi e Bertolino (2021), Andrade, J. A, et. al. (2015), Santos e Coelho (2020), Oliveira, Pacífico e Mascarenhas (2014), Silva e Santos (2017). No mapeamento das pesquisas foram analisados, referenciais teóricos, pesquisas in loco dos autores, onde ocorreu a identificação dos dados colhidos nas instituições públicas de ensino, com as informações proveniente dos artigos estudados foi possível listar os elementos obtidos, chegando assim a um resultado, exposto no presente estudo. Da abordagem ao objeto em tela, a prática avaliativa no ensino fundamental o estudo aponta para as complexidades de se avaliar no ambiente escolar, evidenciando as bases legais da educação que são utilizadas na normatização das instituições e no processo de ensino aprendizagem, que por vez demonstra um distanciamento do que é previsto na lei. Já mediante aos estudos realizados nos artigos, no segundo momento, foi possível identificar como resultado fatores positivos e negativos presente nas práticas avaliativas do ensino fundamental. Os fatores negativos foram omissão na dimensão da avaliação pela falta de conhecimento nos instrumentos utilizados nas práticas avaliativas, falta de empenho na busca de melhoria do ato avaliativo através da formação continuada, uma vez que as resposta em torno de suas práticas avaliativas foram vagas sobre o assunto, levando em consideração que cada aluno seu tempo de aprendizado e não pode ser medido de modo igual, sendo assim a prática avaliativa deve contemplar a necessidade individual do aluno. Já os fatores positivos podem-se classificar o 142 Rev. ciênc. tecnol. reg. norte, v. 8, n. 1, p. 141-147, 2022. ISSN: 2359-5906 conhecimento expresso pelos professores de que para o desenvolvimento do aluno, a prática avaliativa deve ser continua e se faz necessária e pela utilização. Este mapeamento indicou que o ato de avaliar, presente no cotidiano dos educadores, ainda não possui a importância que deveria ter, as metodologias utilizadas nas instituições educacionais para medir o nível de desenvolvimento do aluno, algumas seguem a tendência de produzir resultados contrários, causando insegurança, medo, e até mesmo traumas no processo de educação. Portanto desta forma o trabalho concluiu que diante dos estudos realizados, as análises e resultados apresentados mostra que a prática avaliativa ainda segue um sentido distinto das mudanças ocorrentes na educação, embora seja muito utilizada tais comportamento acabam tornando-a arcaica e retrógrada no que diz a respeito à metodologia que deveria contribuir com o aprendizado do aluno ajudando no seu desenvolvimento, ficando evidente através do mapeamento que em muitas instituições de ensino, podem ocorrer a probabilidade de alunos sofrer problemas de aprendizado temporário e permanente.

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Publicado

21/02/2022