Letramento(s) digital(is) e os caminhos formativos: um diálogo possível na construção do conhecimento em tempos de pandemia

Autores

  • Raimundo Nonato Oliveira unifesp

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.234-250

Palavras-chave:

Discurso, Linguagem, Tecnologia, Letramentos digitais, Escola.

Resumo

O presente ensaio traz os principais conceitos de letramento(s) digital(is), e a pertinência de serem abordados na formação docente. O objetivo principal é debater a formação continuada a partir das vivências com a tecnologia digital que subjazem aos conceitos de letramento(s) digital(is). Para alcançar os objetivos, optou-se pela pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa, mediante uma revisão bibliográfica. A interpretação dos materiais coletados seguirá os conceitos de Buzato (2006; 2007 e 2010); Braga (2009) Braga e Vóvio (2015); Coscarelli (2016), Kenski (1997); Ribeiro (2013) Rojo e Moura (2019). Pressupondo que formação continuada de professores é uma ferramenta potente quando dialoga com as necessidades e urgências do processo de ensino-aprendizagem, ao abordar diferentes perspectivas sobre o(s) letramento(s) digital(is), espera-se perceber esse dialogar com a realidade, as necessidades e urgências do processo de ensino-aprendizagem que considerem os interesses desses sujeitos para além da escola.  

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Biografia do Autor

Raimundo Nonato Oliveira, unifesp

Resumo O presente artigo traz os principais conceitos de letramento digital, a sua e a pertinência de serem abordados na formação docente. O objetivo principal é debater a formação continuada a partir das vivências com a tecnologia digital, mídias e linguagens, bem como dos conceitos de letramento digital. Para alcançar os objetivos, optamos pela pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa, mediante uma revisão bibliográfica. A interpretação dos materiais coletados seguirá os conceitos de Buzato, (2006; 2007 e 2010); Braga (2009) Braga e Vóvio (2015); Coscarelli (2016), Kenski (1997); Ribeiro (2013) Rojo e Moura (2019). Pressupondo que formação continuada de professores é uma ferramenta potente quando dialoga com as necessidades e urgências do processo de ensino e aprendizagem, ao abordar diferentes perspectivas sobre o letramento digital, espera-se perceber a formação continuada de professor como ferramenta capaz de dialogar com as necessidades e urgências do alunos para além da escola, que considerem os interesses desses sujeitos a partir do letramento digital. Palavras-chave: discurso, linguagem, tecnologia. Letramento, Escola, interação

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Publicado

01/06/2021

Edição

Seção

Pesquisas e ensaios