v. 8 n. 2 (2021): Estudos da Linguagem II

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Publicado: 01/06/2021

Edição completa

Apresentação

  • Apresentam-se as armas do combate letrado reunindo palavras

    Júlio César Barreto Rocha
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.7-15

Entrevista

  • Ensino híbrido, educação à distância e ensino remoto em tempos de pandemia: do possível ao realizado

    Aline Christiane Oliveira Souza, Claudio Zarate Sanavria, Airton Araujo de Souza Junior
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.16-32

Artigos

  • Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia

    Silvânia Aparecida Bernardo de Souza, Maria Cláudia Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.33-52
  • Práticas de leitura no ciberespaço: o gênero Notícia Jornalística do impresso ao digital

    Ana Carla Barros Sobreira
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.53-74
  • Docência na tela: dos modos de dizer à prática

    Márcia Cristina Voges, Maria Alzira Leite
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.75-90
  • Linguagem multimodal e relações sócio-discursivas: por um leitor crítico na aula de língua materna

    Laécio Fernandes Oliveira, Linduarte Pereira Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.91-107
  • A abordagem de temáticas sociais em sala de aula: a reflexão sobre o racismo no ensino de Língua Portuguesa

    Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Luciane Mumbach, Ísis Demeneghi Lemos, Hilary Lima Maciel
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.108-123
  • Casa de cultura no campus: o ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em língua espanhola por meio do gênero textual carta do leitor

    Bruna Lays Alencar Brandão, Flávia Colen Meniconi, Danillo Silva Feitosa
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.124-140
  • Repertório sociocultural em redações nota 1000 do ENEM: o que, como e onde?

    Thais Teixeira de Oliveira, Peterson Luiz Oliveira da Silva, Alan Ricardo Costa
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.141-162
  • Parâmetros para o diagnóstico e avaliação da precisão na fluência em leitura oral: uma análise alunos do 6º ano do ensino fundamental

    Michell Gadelha Moutinho
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.163-178
  • Desvios e discursividade em perguntas de leitura: ressignificando erros no diálogo com alunos

    Arthur Ribeiro Costa e Silva
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.179-198
  • Análise acústica das fricativas alveolares do Português Brasileiro em posição coda silábica

    Audinéia Ferreira-Silva
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.199-213

Pesquisas e ensaios

  • A Fonologia Faz Parte da Gramática de uma Língua?

    Eliane Nowinski da Rosa
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.214-233
  • Letramento(s) digital(is) e os caminhos formativos: um diálogo possível na construção do conhecimento em tempos de pandemia

    Raimundo Nonato Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.234-250

Resenhas

  • RESENHA: Língua: Objeto de estudo, patrimônio do povo.

    Débora Santos Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.251-259