Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia

Autores

  • Silvânia Aparecida Bernardo de Souza Unicentro
  • Maria Cláudia Teixeira Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.33-52

Palavras-chave:

TDIC, ensino de Língua Portuguesa, tecnologia no ensino-aprendizagem, leitura.

Resumo

O contexto social atual de pandemia e distanciamento social provocado pela COVID-19 (SARS-CoV-2) expôs a necessidade de intensificar o trabalho pedagógico com a utilização de diferentes recursos tecnológicos e o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), pois o uso das tecnologias digitais é fundamental para que os alunos tenham acesso ao ensino em um período no qual se encontram impedidos de frequentar as escolas de maneira presencial. Dessa forma, este artigo tem como objetivo compreender o modo como as TDIC podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa, no que se refere à prática de leitura, de alunos inseridos no 9º ano do Ensino Fundamental e, para isso, o estudo tomou como base teórica a visão dialógica da linguagem que fundamenta o ensino, direcionado pelas orientações da Base Nacional Comum Curricular e pela relação estabelecida com pesquisas que versam sobre as TDIC. Tomou-se como corpus de análise uma sequência de três aulas de Língua Portuguesa destinada ao 9º ano do ensino fundamental, disponibilizadas na plataforma de ensino a distância criada pelo Governo de Estado do Paraná para atender alunos da rede pública de ensino, o Aula Paraná. A análise realizada no sistema Aula Paraná evidenciou a inserção e o uso de tecnologias para o ensino da leitura, mas também a necessidade de aprimoramento das práticas quanto ao uso das TDIC.  Espera-se que este artigo auxilie os professores na inserção destes espaços digitais, motivando-os ao ensino da leitura com o auxílio de ferramentas tecnológicas de forma inovadora e, ainda, promova reflexões para transpor os obstáculos evidenciados nesse período de aulas remotas, que expôs a exclusão social. 

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Biografia do Autor

Maria Cláudia Teixeira, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2008); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela UNICENTRO (2010); Mestrado em Letras pela UNICENTRO (2014), Doutorado (em andamento) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professora colaboradora lotada no Departamento de Letras da UNICENTRO, com experiência nas áreas de Linguística, História da Língua, Pesquisa/Metodologia, Linguística Aplicada, Estágio, Língua Portuguesa e Produção de Texto. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisas: Interfaces Língua e Literatura (UNICENTRO) Linguagem, Enunciação, Discurso (LED) (UNICAMP) e Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos – GPTD (UNICENTRO). Atua, principalmente nos seguintes temas: História das Ideias Linguísticas, Semântica do Acontecimento, Lexicografia discursiva, Análise de Discurso.

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Publicado

01/06/2021