Linguagem multimodal e relações sócio-discursivas: por um leitor crítico na aula de língua materna

Autores

  • Laécio Fernandes Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.91-107

Palavras-chave:

Leitura multimodal. Relações sócio-discursivas. Telenovela

Resumo

Frente à exigência de leitores críticos, cientes da diversidade das relações étnicas e dos conflitos sociais existentes no mundo contemporâneo, a leitura deve ser fomentada nos espaços educacionais, a partir de práticas de letramento que exponham discursos cristalizados e linguagens para além da palavra. Assim, este trabalho objetiva o desenvolvimento de uma prática de leitura pautada em aspectos multimodais do texto/linguagem produtores de efeitos de sentidos. Para tanto, elegeu-se o gênero dramatúrgico – telenovela – por sua popularidade na cultura brasileira. A obra selecionada foi a novela Duas Caras do autor Aguinaldo Silva. A análise ocorreu a partir do recorte da cena intitulada Cena de jantar, cuja linguagem é rica em recursos multimodais, reveladora de discursos que expõem conflitos sócio-étnicos-históricos circulantes na sociedade. Além da multimodalidade, o estudo sustenta-se na teoria dos gêneros discursivos como organizadores das atividades humanas, e na história por sua característica de registro documental das práticas humanas, refletindo seus aspectos histórico-culturais. Constatou-se que o desenvolvimento da prática da leitura, numa perspectiva multimodal, possibilita a percepção, por parte dos leitores, de como a linguagem é multifacetada e favorece a construção de sentidos mediante nuances da linguagem, revelando discursos e possibilitando a inclusão, ao passo que descontrói estereótipos e preconceitos. Os gêneros discursivos, como telenovela, aglomeram características históricas e documentais inerentes às linguagens, que refletem e permitem a (res)significação de acontecimentos, hábitos e discursos oriundos de contextos diversos.

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Biografia do Autor

Laécio Fernandes Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrado em Linguagem, Cultura e Formação Docente no Programa Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (2020) - Campina Grande-PB. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais – UFCG /2017. Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa – UEPB/2016.  Professor efetivo do Sistema Estadual de Educação da Paraíba, disciplina Língua Portuguesa, e membro do Grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Doutor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (UEPB). Campina Grande-PB, Brasil. Líder do Grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações. E-mail: linduartepr@gmail.com

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Publicado

01/06/2021