Brumadinho: uma leitura orientada pela Análise do Discurso francesa sobre as charges da tragédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.1.p.45-61

Palavras-chave:

Charge, Análise do Discurso Francesa, Pêcheux, Brumadinho.

Resumo

Em 25 de janeiro de 2019, rompe-se a barragem da Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Com a divulgação do desastre nas mídias sociais e comunicativas, logo surgiram vários comentários, solidarizações, questionamentos e críticas com as medidas ambientais do atual Governo Federal. Entretanto, as charges expuseram a ganância dos empresários, a arrogância dos políticos e, ainda, o sofrimento e angústia dos moradores da região. Exposto isso, nosso trabalho tem por objetivo perceber como é discursivizado o posicionamento ideológico das charges de Cazo (2019), Latuff (2019) e Duke (2019 [2015]), referentes ao desastre ambiental de Brumadinho. Basear-nos-emos na Análise do Discurso de vertente pecheutiana, uma disciplina que rompe os efeitos de evidência do texto e cria múltiplas e variadas maneiras de leitura. Para tanto, utilizaremos as charges encontradas na mídia social virtual, dados sobre o desastre ambiental, tanto quanto notícias e reportagens. Como resultados, analisamos que o discurso chargístico traz marcas discursivas cristalizadas como trabalhador-vítima, empresário-ganancioso e atravessamento de um discurso outro e de falhas na interpelação ideológica que permitem novas conexões entre história e linguagem e multiplicam as perspectivas de leitura e ressignificação.

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Biografia do Autor

Wesley Mateus Dias, Universidade Estadual de Maringá

Sou professor de língua portuguesa dos anos finais do fundamental e do ensino médio da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED / PR), alterando a linha de estudos de texto e discursos do programa de pós-graduação em letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE / UEM). Graduado em Letras-Português pelo departamento de Ciências Humanas e de Educação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Apucarana), licenciado em Língua Portuguesa e suas habilidades literárias. Na mesma instituição, exerce a função de Monitor de Língua Latina I e II no ano de 2017.

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Publicado

21/10/2021