Ensino híbrido, educação à distância e ensino remoto em tempos de pandemia: do possível ao realizado

Autores

  • Aline Christiane Oliveira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFMS
  • Claudio Zarate Sanavria
  • Airton Araujo de Souza Junior

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.16-32

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Educação a Distância, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

A entrevista intitulada "ENSINO HÍBRIDO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DO POSSÍVEL AO REALIZADO" realizada por uma reunião via Meet e transcrita pelos entrevistadores, com anuência do entrevistado. Discute o conceito do Ensino Híbrido e seu uso neste momento de pandemia - e necessidade de distanciamento social - apresenta os conceitos Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto para discutir a questão conceitual e a apropriação deste conceito pelas escolas brasileiras de modo a dar continuidade ao ano letivo respeitando as orientações necessárias para o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Christiane Oliveira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFMS

É graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade "Júlio de Mesquita Filho (1999)". Possui graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação pelas Faculdades Integradas de Cacoal (2009). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFMS, Campus Campo Grande. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS, Campus Nova Andradina), lotada no Nuged, membro do NapnNA e do NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). Atua na assessoria pedagógica junto a DIRGE (Direção Geral) e DIREN (Direção de Ensino Pesquisa e Extensão). Tem experiência na Educação Básica e Educação Superior, com ênfase em Docência, Gestão e Administração Escolar.

Claudio Zarate Sanavria

É bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É professor, pesquisador e, atualmente, Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina, onde também coordena o NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). Atua como secretário regional adjunto da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Regional MS. É docente do IFMS no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software.

Airton Araujo de Souza Junior

Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), graduação em Ciências Biológicas / Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Além disso, é professor de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em nos seguintes temas: Anticoagulante, Heparina, GAGs e Biotecnologia. Atualmente é doutorando de Bioquímica na UFRN, com a tese sobre uma proposta de Ensino Híbrido Gamificado para o Ensino de Bioquímica. Na área de Educação atuou na Pós Graduação no Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN e também tem experiência no Ensino Híbrido e Ensino Remoto com foco em Sala de Aula Invertida e gamificação.

Referências

HORN, Michael B.; STAKER, Heather; CHRISTENSEN, Clayton. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro. Revisão técnica de Adolfo Tanzi Neto e Lilian Bacich. Porto Alegre: Penso, 2015.

Downloads

Publicado

01/06/2021