Cena de Enunciação e o ethos discursivo no videoclipe Bluesman:

um possível deslocamento em relação a estereotipos no rap brasileiro

Autores

  • Letícia Ferreira das Neves Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.2.p.103-124

Resumo

Resumo: A canção Bluesman e o videoclipe homônimo, do rapper Baco Exu do Blues, são o objeto de análise deste artigo, no qual pretende-se investigar, com base teórica na Análise do Discurso, fundamentada especificamente nos trabalhos de Dominique Maingueneau (2008), de que modo o ethos discursivo presente no objeto em questão produz um efeito de deslocamento ou ruptura em relação aos estereótipos que circulam e são reproduzidos no espaço discursivo do rap nacional. Segundo Maingueneau, o enunciador ao produzir um discurso apresenta um tom e, a partir de dado modo de enunciação, possibilita a produção de uma imagem para si: o ethos. De acordo com Maingueneau (2020), essa imagem resulta da interação entre o ethos pré-discursivo, vinculado à antecipação de determinadas representações, e o ethos discursivo, que se divide entre mostrado e dito (isto é, quando o enunciador evoca explicitamente seu caráter e sua corporalidade). A hipótese aqui apresentada relaciona-se ao funcionamento de elementos verbais e instrumentais que, associados à cena enunciativa, legitimariam certo “desejo” do enunciador de romper com o estereótipo denunciador. Nas análises, foi possível observar esse efeito de deslocamento, dentre outros fatores, ao por meio da aproximação entre o gênero musical e o discurso religioso Iorubá, através da figura de Exu (um orixá que é associado questionamento de regras), além de uma quebra de expectativas que se instaura no decorrer do videoclipe da canção.

Palavras-chave: Discurso; ethos; rap; Bluesman.

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Publicado

20/01/2023