O funcionamento do ethos discursivo em um vídeo da campanha “Vacina Sim” do Consórcio de Veículos de Imprensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.2.p.11-29

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o funcionamento do ethos discursivo em um vídeo da campanha “Vacina Sim”, uma iniciativa de incentivo à vacinação contra o Coronavírus promovida pelo Consórcio de Veículos de Imprensa (CVI), uma parceria entre os grupos Estadão, Folha de S. Paulo e Globo criada durante a pandemia da Covid-19. O vídeo foi divulgado em fevereiro de 2021 na televisão aberta e nas redes sociais do CVI. Considerando o referido objetivo, situamos as discussões no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de base enunciativa, a partir das concepções de Dominique Maingueneau (1997, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021) sobre o conceito de ethos discursivo. Partimos do entendimento de que não apenas a instância verbal, mas também elementos não verbais concorrem para uma construção desse conceito. Sendo assim, além das falas, foram considerados, entre outros, aspectos como gestos, semblantes e postura dos participantes, jingle e esquema cromático. As análises mostraram que a campanha privilegia um ethos apoiado na figura de um sujeito pós-pandêmico otimista e esclarecido, filiando-se a uma formação discursiva que se opõe à do discurso antivacinas, o qual, no contexto da pandemia, ganhou relevância no Brasil sobretudo com declarações do então presidente da República Jair Bolsonaro.

Palavras-chave: Ethos discursivo; pandemia da Covid-19; vacinas; propaganda social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gaspar Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), docente do Mestrado em Letras da Unir.

Downloads

Publicado

20/01/2023