O processo fonológico de Harmonia Vocálica em textos de alunos sob o olhar do professor de língua portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.1.p.9-32

Resumo

Os estudos de fonética e fonologia do português são importantes não apenas para a descrição e a análise linguística como também para subsidiar teoricamente o trabalho do professor de língua portuguesa durante o processo de aquisição e desenvolvimento da escrita de seus alunos. Nesse contexto, este artigo objetiva analisar, de forma geral, a presença dessas disciplinas na formação do docente de língua portuguesa e, de modo específico, o reconhecimento do processo fonológico de harmonia vocálica em redações de alunos. Para isso, foram entrevistados, entre maio a agosto de 2021, 29 docentes que lecionam a disciplina língua portuguesa na Zona Leste de Manaus/Am. Os resultados mostraram que 89,7% dos respondentes tiveram conteúdos de fonética e fonologia em sua formação, sendo que 27 deles afirmam reconhecer os desvios de grafia relacionados à harmonia vocálica presentes nas redações dos alunos (como “curuja” em vez de “coruja”), apesar de terem dificuldade de nomear o fenômeno de maneira mais técnica. No entanto, apenas 10 docentes afirmam terem estudado o fenômeno de harmonia vocálica em sua graduação. Esses dados apontam para a necessidade e a importância de se trabalhar os fenômenos fonológicos variáveis na formação do professor considerando a relação entre fonética, fonologia, variação linguística e aquisição da escrita.

Palavras-chave: Fonética e Fonologia. Harmonia Vocálica. Professores de Língua Portuguesa.

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Publicado

09/11/2023