Redação de verbetes:

Procedimentos teórico-metodológicos para elaboração de um glossário escolar de Ciências da Natureza

Autores

  • Maria Katsurayama Gomes Sales Universidade Federal do Amazonas
  • Rebeka da Silva Aguiar Universidade Federal de Rondônia
  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.2.p.136-158

Resumo

Este artigo, que resulta de um projeto de Iniciação Científica, tem o objetivo de expor os procedimentos metodológicos empregados na redação de verbetes, com vistas a compor o Glossário Escolar de Ciências da Natureza para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em elaboração, esse material didático tem o propósito de auxiliar os alunos na compreensão de conceitos especializados, uma vez que o público-alvo dessa obra terminográfica encontra-se em fase de plena aprendizagem das terminologias. O artigo se sustenta nos fundamentos da Terminologia e da Terminografia, tendo em vista que essas disciplinas oferecem aparatos para a escrita da microestrutura de glossários especializados. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza qualitativa e os objetivos são descritivo-analíticos. Para a elaboração dos verbetes, seguimos as orientações de Faulstich (1995; 2010; 2013) e aplicamos a proposta de Aguiar (2018). Os resultados da pesquisa indicam que a elaboração de verbetes precisa obedecer a princípios gramaticais, lexicais, semânticos e discursivos. Esperamos, pois, que os verbetes redigidos para o glossário sirvam de base para novas propostas de ensino e de aprendizagem, assentadas nos fundamentos da Terminologia e da Terminografia.

Palavras-chave: Terminologia; Terminografia; Glossário Sistêmico; Divulgação Científica.

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Publicado

21/01/2024