Discursos fundadores da educação de surdos no Brasil

a presença do discurso médico nos modos de significar o sujeito surdo

Autores

  • Matheus Coimbra IFSULDEMINAS (Campus Poços de Caldas)
  • Élcio Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.1.p.185-199

Resumo

Neste artigo, por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso materialista, buscamos compreender como os sujeitos surdos são significados a partir do discurso médico em materiais do século XIX, os quais consideramos como discursos fundadores da educação de surdos no Brasil. Como corpus para essa pesquisa, selecionamos recortes do prefácio do Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos, publicado em 1881, e um relatório do Instituto Nacional de Educação de Surdos-Mudos (atualmente, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES) de 1871. Esses materiais são de autoria do Dr. Tobias Leite, um dos primeiros diretores deste instituto, o qual era médico. As análises nos permitem dizer que há, na constituição discursiva nacional, a presença de um discurso médico nos modos de significar o sujeito surdo. No entanto, sempre há espaço para a resistência. 

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Publicado

09/11/2023