O agir docente (re)configurado para um objeto de ensino da língua inglesa em tempos de pandemia

Autores

  • Marcelo Sabino Luiz UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.1.p.69-93

Resumo

Este estudo analisa o impacto da pandemia de COVID-19 no trabalho docente, em particular no contexto do ensino remoto. Os desafios e obstáculos enfrentados por professores, alunos e profissionais da educação devido às medidas de isolamento social são abordados, assim como as mudanças pedagógicas exigidas nesse período. A pesquisa visa compreender como os professores adaptaram suas práticas e encontraram soluções criativas para manter o processo de ensino e aprendizagem. A partir de dados empíricos coletados de uma aula de língua inglesa em um contexto remoto, os gestos didáticos do professor são analisados com base na Clínica da Atividade e na Ergonomia da Atividade. Os resultados revelam que os professores enfrentaram desafios ao adaptar suas práticas pedagógicas ao ensino remoto. Apesar das condições adversas de trabalho, eles utilizaram recursos tecnológicos, desenvolveram materiais didáticos adaptados e promoveram interações virtuais para envolver os alunos. A reflexão sobre o trabalho docente durante a pandemia mostra que os gestos profissionais realizados pelo professor impactaram sua atividade profissional. As conclusões do estudo destacam o quão crucial é reconfigurar o trabalho docente para promover uma educação de qualidade em contextos desafiadores.

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Publicado

09/11/2023