As “velhas assanhadas” na literatura pornográfica de Hilda Hilst

construções do protagonismo feminino em Berta & Isabô: um fragmento pornogeriátrico rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.1.p.150-165

Resumo

À primeira vista, pode até parecer que a temática da “velha assanhada” seja recente, no entanto essa representação já era visível desde o século VII a.C., em Arquíloco, até chegar ao século XIII, por intermédio das cantigas medievais de Guilhade, conforme defende Visnadi (2015). Sob esse prisma, este estudo parte do entendimento de que é necessário discutir sobre a condição do envelhecimento feminino justamente por ser um tema universal que diz respeito ao ser humano e, nessa perspectiva, tomamos a Literatura para trazer à tona representações de imagens de personagens deslocadas dos clichês impostos pela sociedade à qual pertencem. Assim, objetiva-se analisar o protagonismo senil de duas personagens idosas, a fim de compreender construções e contrastes acerca da questão da velhice feminina. Para isso, estabelecemos como objeto de análise o texto teatral pornográfico Berta & Isabô: um fragmento pornogeriátrico rural, de Hilda Hilst, inserido na obra Pornô Chic (2014), publicado pela editora Globo. Metodologicamente, o estudo se pautou em uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica, fundamentada em estudos teóricos da própria Literatura e da Filosofia. Após as análises empreendidas, constatamos que as idosas representadas na tessitura literária hilstiana representam um universo da velhice feminina às avessas, pois as personagens são libertinas e descompromissadas de moldes e padrões tidos como normais por uma sociedade ainda machista e patriarcal, portanto merecedora de uma revisão do status quo de cada um em prol de uma construção social e culturalmente includente da sexualidade das mulheres na velhice.

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Biografia do Autor

Rian Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Pós-graduado em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); pós-graduado em Teoria da Literatura e Produção Textual pela Faculdade Focus (FFOCUS); graduado no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas na área de Literatura Brasileira com temáticas voltadas aos estudos de gênero, identidades, diversidades e sexualidades, bem como questões que envolvem feminismos, homoerotismos, entre outras. Na Linguística, debruça-se sobre a Análise de Discurso Crítica - por meio do grupo de pesquisa do CNPq (LiDiMe) - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação, da Universidade Federal do Maranhão - pesquisando a forma como a mídia representa as crianças. Fez parte do PIBIC-EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: Leitura subjetiva na formação docente: constituição de laços afetivos com o texto literário, pelo IFPB. Foi bolsista do PIDITEC-EaD/2021 e do PIDITEC-EaD/2022, ambos do IFPB, com os seguintes projetos de pesquisa: (O ensino de Literatura pelas redes do universo digital: alternativas e soluções para os processos educativos na atualidade) e (O que pode a literatura de re(ex)sistência: compartilhamento de leituras possíveis e necessárias na atual conjuntura), respectivamente. É membro do Grupo Integrador de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidade e Superdotação - GIEPAHS, do IFPB. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas (Ecos da palavra e LiteraLivre).

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Licenciada, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Letras na área de Linguagem e Ensino (2004) e Doutorado na de Cultura e Literatura (2009). Além da formação nessa área, especializou-se em Educação Tecnológica pela UFPB (2001) e em Gestão em Educação a Distância pelo IFPR (2016). Também é Bacharela em Direito pela UFPB (1994). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. É docente na Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, orientando pesquisas principalmente na área de Ensino e Literatura. Tem interesse por temas relacionados ao Ensino de Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de literatura, à História da leitura, Leitura literária, Literatura infantil e juvenil, em perspectivas sócio-histórico-culturais. É líder do grupo de pesquisa LLEF - Leitura, Literatura, Ensino e processos formativos (CNPq/IFPB) contribuindo com as seguintes linhas de pesquisa: Leitura e Ensino de Literatura e Novas tecnologias da informação e comunicação nas práticas educativas. Divide a liderança do Grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Integra ainda o grupo de pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB), atuando na linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino.

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Publicado

09/11/2023