Contribuições das histórias em quadrinhos (HQs) para os processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.1.p.58-79Resumo
O presente artigo propõe explorar de que forma as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem contribuir positivamente para o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa como língua estrangeira, uma vez que possuem uma grande diversificação de nichos e características que podem ser trabalhados na sala de aula. Ademais, o artigo busca evidenciar este material como parte da cultura pop, cultura que engloba as práticas sociais das massas (Tavares; Tiraboschi, 2021), salientando que as HQs representam as mais diversas realidades do povo. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura através das bases de dados Eric, Scielo, Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas foram: Cultura Pop, Histórias em Quadrinhos e Ensino de Língua Inglesa. Assim, foram selecionados 6 trabalhos (Williams, 1995; Mei-Ju; Yung-Hung; Ching-Chi, 2015; Norton; Vanderheyden, 2003; Santos; Dalben, 2021; Apriani, Vianty, Loeneto, 2014) para fazerem parte do corpus de análise deste artigo. Desse modo, através dos dados coletados, foi possível compreender e discutir os aspectos positivos do uso das HQs dentro da aprendizagem da Língua Inglesa, sendo os principais resultados: a melhora significativa da competência de leitura, a contribuição para construção da competência cultural e identidade do aluno, conjuntamente, facilitando a aprendizagem de demais aspectos da língua.
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