Uma análise léxico-discursiva em charges sobre a pandemia do coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.2.p.67-88

Resumo

As escolhas lexicais são marcadas no e pelo funcionamento discursivo, de modo a manter relações intrínsecas com as condições sócio-históricas e ideológicas no momento da enunciação. Os saberes discursivos que se materializam no léxico estão alhures e retomam no dizer a partir das Formações Discursivas dentro de uma condição de produção específica. Assim sendo, há uma relação produtiva entre a estabilidade do léxico (o eixo fixo dicionarizado) e o emprego na língua pelos falantes (o discurso). Partindo desse pressuposto, este texto visa apresentar as contribuições da Análise do Discurso no processo de construção de sentido do léxico e analisar os efeitos de sentido dos enunciados ‘proteção’, ‘máscara’ e ‘isolamento social’ no contexto pandêmico brasileiro. Para tal, analisou-se três charges disseminadas na pandemia da Covid-19, no Brasil, a partir da perspectiva de Sapir (1969), Coseriu (1989), Vilela (1994), Biderman (2001), Antunes (1937) (na área do léxico); Pêcheux (2011), (2014a, 2014b), Orlandi (2015) (na área do discurso). Os resultados encontrados mostraram os efeitos de sentido de impedimento, criminalidade e congelamento de verbas sendo deslizados nos enunciados contidos no corpus.

Palavras-Chave: Léxico; Análise do Discurso; pandemia; Covid-19; construção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Muniz Lisboa , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Durante a graduação atuou no programa de Iniciação à Docência PIBID de Inglês . Foi bolsista de Iniciação científica pela Fundação de Amparo ao Pesquisador do Estado da Bahia- Fapesb e pelo programa de Iniciação Científica- Picin. É especialista em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Atualmente é mestranda em letras pela Universidade Federal do Tocantins, bolsista (CAPES).Realiza pesquisa na área da Análise do Discurso e literatura.

Karylleila dos Santos Andrade, Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é profa. associada IV do curso de graduação em Teatro da UFT. Atua também no Programa de Pós-graduação em Letras PPGLetras da UFT e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura PPGLLIT da UFNT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos do Léxico, atuando principalmente nos seguintes temas: toponímia,interdisciplinaridade, ensino e educação.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

21/01/2024