O uso do dicionário por professores em formação: o contexto do NUPEL e PROFICI
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.2.p.121-135Resumo
Este artigo objetiva examinar o uso do dicionário por professores em formação e monitores no contexto do NUPEL e do PROFICI. Para contextualizar esse estudo, serão apresentados o cenário de formação desses professores iniciantes e a situação do emprego do dicionário no francês como língua estrangeira (FLE) e no português como língua estrangeira (PLE). De acordo com as orientações metodológicas de Welker (2008), foi proposto a esses professores um questionário para a verificação de opiniões e atitudes desses usuários com relação ao uso do dicionário. Através das contribuições da Lexicografia, da Lexicografia Pedagógica (LP) e da análise dos dados obtidos, espera-se fornecer uma reflexão sobre o papel do dicionário impresso como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de FLE e de PLE atualmente e assim, demonstrar a importância na continuidade de seu uso por professores e aprendizes.
Palavras-chave: Uso do dicionário; ensino-aprendizagem FLE; ensino-aprendizagem PLE; formação de professores.
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