Corpos, frutos e prazeres: o erotismo em Rito de passagens
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.111-125Resumo
Neste trabalho, realiza-se o estudo de poemas presentes nas obras, Ritos de Passagem (1985), da autora Paula Tavares, com o objetivo principal de analisar as articulações entre a poesia e o erotismo dos versos, ao abordar questões sobre as mulheres angolanas. Observa-se como Paula Tavares insere no espaço literário os elementos corporais e sexuais femininos, bem como, os aspectos particulares que compõem a subjetividade do universo das mulheres. Propõe-se, portanto, apresentar reflexões e analisar as representações femininas presentes nos poemas. Utiliza-se como aporte teórico os estudos de Chaves (2000); Secco (2003) e Rabello (2019), que discutem sobre a escrita poética de mulheres na literatura angolana. Apoiamo-nos ainda nos conceitos e teoria postuladas por Bataille (1987); Paz (1993), Hooks (2019) e Marques (2022) no que concerne o erotismo na literatura, bem como as correntes teóricas de Foucault (1987), sobre a sexualidade e o controle dos corpos e Fanon (2008) para discutir a sexualidade no colonialismo. Portanto, visamos identificar ao longo desse estudo, os impactos que a poesia erótica causa na percepção dos corpos femininos, e como esses aspectos podem possibilitar o vislumbre dos ajustes necessários para a desconstrução dos conceitos e expectativas de gêneros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.