Discurso de resistência do PSB Tocantins: uma arqueogenealogia discursiva da formação política para pessoas LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.12.n.2.p.137-152Resumo
Este artigo empreende uma análise arqueogenealógica do discurso para investigar a apropriação política dos enunciados de resistência da comunidade LGBTQIAPN+ pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Tocantins. A investigação, além de mobilizar as noções de enunciado, formação discursiva, dispositivo e episteme, concentra-se no dispositivo de memória e poder impresso no material de divulgação partidária, como o evento de “Formação Política para pessoas LGBTQIAPN+”, no qual o discurso institucional opera um processo de abdução da posição discursiva de resistência. Sob o pretexto de promoção da “política plural”, o partido se insere no lugar do emissor do saber político, objetificando/subjetificando a comunidade ao sugerir sua carência de “formação” e de capacitação para a participação cívica. A análise demonstra como essa estratégia discursiva apaga a densidade política e a agência inerentes ao próprio movimento LGBTQIAPN+, que se configura, em sua essência, como uma política efetiva e autônoma. O estudo mapeia a emergência desses enunciados apropriadores, ao mesmo tempo que expõe as relações de poder que sustentam a instrumentalização da luta por representatividade.
Referências
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge, 1990.
CONEXÃO TOCANTINS, Amastha destaca ações de combate ao preconceito com representantes do Giama, Conexão Tocantins/Política, 2012. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/08/23/amastha-destaca-acoes-de-combate-ao-preconceito-com-representantes-do-giama. Acesso em: 13 dez. 2025.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
HALBERSTAM, J. Queer Art of Failure. London: Duke University Press, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de L. F. B. Neves. São Paulo: Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. – 8 ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. – 14 ed. – Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2022.
LAU DA SILVA, Jeferson; SANTOS DA SILVA, Zaqueu Jhônathas. A contribuição da rebelião de stonewall para as políticas públicas de atenção à saúde e o direito LGBTQIAPN+ no Brasil. Asklepion: Informação em Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 2, p. e–116, 2025. Disponível em: https://asklepionrevista.info/asklepion/article/view/116. Acesso em: 13 dez. 2025.
MBEMBE, Achille. On the Postcolony. Berkeley: University of California Press, 2001.
SOARES, Thiago Barbosa. Formação discursiva: uma noção com dois fundadores. In: PESSOA, Osalda Maria (org.). Leitura, discurso e produção dos sentidos: múltiplas abordagens. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2019. p. 37-51.
SOARES, Thiago Barbosa. Arqueogenealogias do discurso do Norte: sentidos e sujeitos tocantinenses. Campinas, SP: Pontes Editores, 2025a.
SOARES, Thiago Barbosa. Arquiteturas do Sentido: linguagem, história e simbolismo / Thiago Barbosa Soares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2025b.
SOARES, Thiago Barbosa. Entre o dito e o não dito: o Tocantins nas tramas do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2025c.
SOARES, Thiago Barbosa. Arqueogenealogias do discurso do tocantinense: saber e poder na configuração midiática do Tocantins. Campinas, SP: Pontes Editores, 2025d.
SOARES, Thiago Barbosa; BOUCHER, Damião Francisco. Projeções discursivas do Norte: Efeitos de resistência, Conscientização e Consolidação Identitária o Tocantins. São Paulo: Pontes Editores, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.