Dislexia no contexto escolar e a política de inclusão: o ensino da língua portuguesa para alunos com necessidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Authors

  • Simone Ferreira da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Natália Cristine Prado Fundação Universidade de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.12.n.1.p.97-116

Abstract

Este artigo apresenta reflexões sobre a realidade da inclusão de alunos em uma escola pública de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, com foco nos principais desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa e educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no acompanhamento a estudantes com dislexia, um transtorno específico de aprendizagem. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Fitó (2016), Cagliari (2009), Amaral (2018), Libâneo (2006), bem como em documentos como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/MEC, 2008) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros. O estudo de caso conduzido possibilitou uma análise mais aprofundada do processo de aprendizagem do aluno com dislexia, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre a realidade escolar no contexto da inclusão, do AEE e da formação de professores de Língua Portuguesa.

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Published

30/06/2025