Capitu: a sedução da personagem de Machado de Assis, perpassando séculos, até chegar ao empoderamento da mulher moderna

Authors

  • Cleusa Piovesan UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.1.p.120-139

Keywords:

Semiótica da canção, Papel social, Questões de gênero, Sistema patriarcal.

Abstract

A análise proposta neste artigo centra-se na Literatura que agrega a canção popular, sob os preceitos da teoria da Semiótica da canção (WISNIK, 1989; TATIT, 2007; PIGNATARI, 2004), criada por Tatitr, que traz uma visão moderna da personagem de Machado de Assis, que encanta por seus mistérios e seu poder de sedução, desde o século XIX, na canção Capitu, de Luiz Tatit, Capitu torna-se um ícone da libertação e do empoderamento que as mulheres adquiriram a partir de meados do século XX. Tatit  visualiza e descreve o poder das “Capitus” da atualidade que contam com o apoio da tecnologia para se tornarem mais atraentes e poderosas, aliando a análise semiótica entre letra, melodia, contexto social, e suas possíveis significações, fundamentadas em Macedo (2005) e Bakhtin (2006), e para abordar as relações de gênero, tendo como fundamentação teórica Kolontai (2008) de a fim de promovermos reflexões e discussões sobre as questões de gênero a fim de que a mulher se libertar do sistema patriarcal, e o empoderamento da Capitu descrita na canção se efetive no reconhecimento de seu valor.

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Author Biography

Cleusa Piovesan, UNIOESTE

Graduação: Letras - Prtuguês/Inglês e Pedagogia; Mestre em Letras.

References

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Published

11/02/2022