O ethos e a dimensão autoral no cinema:
apontamentos para a análise fílmica
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.2.p.30-50Abstract
O presente artigo, situado na vertente francesa de Análise do Discurso, visa a contribuir com as discussões em torno da noção de ethos no que Maingueneau chamou em seu variações sobre o ethos (2020) de “ambientes infrequentes”, mais especificamente, no cinema. Trata-se aqui de apresentar notas analíticas que envolvem a noção de ethos encaixado em filmes do cineasta holandês Paul Verhoeven. Para tanto, nos debruçamos de modo mais detido sobre duas de suas personagens femininas mais polêmicas, a saber: Catherine Tramell (de Basic Instinct) e Michèle Leblanc (de Elle). Em ambos os casos, o ethos encaixado das personagens é afetado pelo próprio ethos do aquienunciador — assumido aqui como sendo o diretor, numa extensão do conceito proposto por Maingueneau (2020) —, especialmente por um traço que chamamos de ambiguidade.
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