O funcionamento do ethos discursivo em um vídeo da campanha “Vacina Sim” do Consórcio de Veículos de Imprensa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.2.p.11-29

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o funcionamento do ethos discursivo em um vídeo da campanha “Vacina Sim”, uma iniciativa de incentivo à vacinação contra o Coronavírus promovida pelo Consórcio de Veículos de Imprensa (CVI), uma parceria entre os grupos Estadão, Folha de S. Paulo e Globo criada durante a pandemia da Covid-19. O vídeo foi divulgado em fevereiro de 2021 na televisão aberta e nas redes sociais do CVI. Considerando o referido objetivo, situamos as discussões no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de base enunciativa, a partir das concepções de Dominique Maingueneau (1997, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021) sobre o conceito de ethos discursivo. Partimos do entendimento de que não apenas a instância verbal, mas também elementos não verbais concorrem para uma construção desse conceito. Sendo assim, além das falas, foram considerados, entre outros, aspectos como gestos, semblantes e postura dos participantes, jingle e esquema cromático. As análises mostraram que a campanha privilegia um ethos apoiado na figura de um sujeito pós-pandêmico otimista e esclarecido, filiando-se a uma formação discursiva que se opõe à do discurso antivacinas, o qual, no contexto da pandemia, ganhou relevância no Brasil sobretudo com declarações do então presidente da República Jair Bolsonaro.

Palavras-chave: Ethos discursivo; pandemia da Covid-19; vacinas; propaganda social.

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Biografía del autor/a

Aline Gaspar Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), docente do Mestrado em Letras da Unir.

Publicado

20/01/2023