Explorando as multifaces da palavra: sobre a emergência de ultrapassar o teoreticismo e o imanentismo na/da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.1.p.65-80Palavras-chave:
Dialogismo. Multifaces. Palavra. Teoreticismo. Imanentismo.Resumo
O presente trabalho delimita como categorias para análise o teoreticismo e o imanentismo na/da linguagem, no âmbito das Ciências Humanas, ao passo que aborda sobre as contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem para a produção de discursos. Esses estudos visam superar análises abstratas e descontextualizadas de língua(s), em que propomos a aprendizagem sob viés dialógico-discursivo, a partir do pensamento de Bakhtin (1993 [1920-1924]), 2006 [1979]), Volochínov (2017 [1929]) e Medviédev (2016 [1928]). As pesquisas refletem a perspectiva teórico-metodológica da linguagem em movimento, fundamentando-se nas categorias discurso, dialogismo, interação e relações dialógicas. Para concretização analítica, selecionamos como corpus uma charge intitulada “Velha política x Nova política”. Procuramos demonstrar como essa proposta torna-se eficaz para aprendizagem em sala de aula e compreensão responsiva ativa por parte do(s) leitor(es). Nesse direcionamento, os resultados revelam a importância de transcender uma postura imanente e teorética de estudos da linguagem para a formação de alunos e professores cada vez mais críticos e reflexivos, cuja prática de ensino dialógico oportuniza explorar as multifaces da palavra na promoção de competências leitoras.
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