A Cosmogonia, a pirâmide vital e as concepções do sagrado na cultura Bantu: um olhar a partir da história e da literatura

Auteurs-es

  • Altair Sofientini Ciecoski Unemat

DOI :

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.170-184

Mots-clés :

Espiritualidade Bantu. Sagrado. Povos africanos.

Résumé

Pretende-se por meio desta pesquisa evidenciar as concepções do sagrado entre os Bantu, trazendo à luz aspectos da espiritualidade e que, por sua vez, perpassam a cultura e a história desses povos africanos. Para esse efeito, aborda-se no trabalho os conceitos de cosmogonia, traduzidos como sentimentos de transcendência, bem como a pirâmide vital, onde se prefigura um intercâmbio entre dois mundos, o visível e o invisível. O trabalho, em seu arcabouço teórico, promove um diálogo com autores como Mircea Eliade (2008), Giroto (1999) e Malandrino (2010), além de análises na teia ficcional do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto (2015).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Altair Sofientini Ciecoski, Unemat

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (2003), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Universidade Paranaense de Umuarama - 2004) e Mestrado em Letras pelo Programa PPGLetras da Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT) com linha de pesquisa em Estudos literários. Integrante do grupo de pesquisa ESTUDOS COMPARATIVOS DE LITERATURA: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas (GECOLIT). É membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades. Em termos de atuação profissional é professor efetivo de Educação básica do Estado de Mato Grosso. 

Téléchargements

Publié-e

05/11/2020