Saber Docente e Tecnologias: Caminhos para a Maturidade Digital
DOI :
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.11-28Mots-clés :
letramentos, formação docente, educaçãoRésumé
A educação mediada pelas novas tecnologias ainda gera muitos questionamentos na sociedade contemporânea. Diante desse cenário, algumas dúvidas ainda permeiam os saberes dos professores, com relação ao uso de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, neste estudo, objetiva-se, primeiramente, abrir um espaço de discussão sobre a apropriação dos letramentos ao saber fazer docente. E, em seguida, verificar como três docentes se apropriaram de tecnologias digitais em suas aulas. A abordagem teórica segue concepções relativas aos estudos dos letramentos. O viés metodológico contemplou a entrevista semiestruturada. Assim, por meio da análise de conteúdo, procurou-se compreender, nas entrelinhas, a concepção do uso das tecnologias. A partir dessas análises, percebeu-se que os professores utilizam as ferramentas tecnológicas no seu cotidiano, todavia, muitas vezes, não têm consciência de que suas práticas de ensino já contemplam esse universo digital. É possível dizer ainda que a apreensão das novas tecnologias ultrapassa a infraestrutura das escolas, perpassando pela formação docente; a capacitação da equipe pedagógica das instituições educacionais.
Palavras-chave: letramentos; formação docente; educação
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.