A imagem de si (ethos) construída pelo discurso de Bolsonaro nas eleições de 2018

Auteurs-es

  • Patricia Ormastroni Iagallo UNESPAR-Apucarana
  • Valéria Maria Bana Zanin UNESPAR-Apucarana

DOI :

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.1.p.227-245

Mots-clés :

Análise de Discurso, Maingueneau, ethos, discurso político, Bolsonaro

Résumé

O estilo da nossa linguagem, ou seja, a forma com que construímos nossos discursos influencia as ações em sociedade. A fala de candidatos a cargos políticos, em propagandas eleitorais, transmite uma determinada imagem de si (ethos), que contribui para influenciar a escolha do voto dos eleitores. O objetivo deste artigo foi compreender o ethos discursivo, na perspectiva de Maingueneau, do então candidato Bolsonaro, durante a sua campanha eleitoral de 2018, em uma entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo). Foram encontrados vários ethé, com destaque para o ethos de sinceridade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patricia Ormastroni Iagallo, UNESPAR-Apucarana

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP)

Valéria Maria Bana Zanin, UNESPAR-Apucarana

Graduada em Letras/Português pela UNESPAR-Apucarana

Téléchargements

Publié-e

11/02/2022