Corpus de um livro didático:
estudo exploratório voltado a dicionários para crianças em fase de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.10.n.2.p.198-218Resumo
O uso de corpus linguístico é uma ferramenta consagrada para a compilação de dicionários. No entanto, no Brasil essa ferramenta ainda não foi utilizada para dicionários escolares de alfabetizandos. Para o presente artigo, buscou-se revisar a literatura que embasa metodologicamente o uso de corpus em dicionários pedagógicos e, com isso, avaliar quais informações um corpus compilado a partir de um livro didático poderia oferecer para a composição futura de um dicionário. Nessa perspectiva, o trabalho de Estopà (2019) contribuiu para estabelecer critérios pertinentes para o usuário mencionado, embora seus estudos sejam focados, especialmente, em dicionários terminológicos. Para este experimento, o uso de apenas um livro didático para a compilação do corpus teve como objetivo avaliar a produtividade dessa metodologia. Dentre substantivos, verbos e adjetivos, avaliou-se que tipos de lemas eram mais recorrentes e se eram frequentes no Corpus Brasileiro. Por fim, esta pesquisa exploratória é um trabalho piloto para o estabelecimento de procedimentos e critérios para a compilação de um corpus mais significativo que apoie a construção de um dicionário para alfabetizandos.
Palavras-chave: Corpus linguístico; Lexicografia Pedagógica; Alfabetização e Letramento.
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