A proposta de redação do ENEM: reflexões sobre o papel da escola no ensino de gêneros e multiletramentos

Autori

  • Marta Aparecida Broietti Henrique UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
  • Cristiane de Souza Fleury Curado

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.238-256

Parole chiave:

Proposta de redação do ENEM, Multimodalidades, Gêneros textuais, Ensino de língua portuguesa.

Abstract

 Este trabalho objetiva discutir a constituição da proposta de redação do ENEM, visando reconhecer-lhe os aspectos subjacentes, solicitados do candidato no desenvolvimento do seu texto. Aborda-se, a partir das mudanças sofridas por esta proposta, desde a criação do exame, a questão da interdisciplinaridade dos temas escolhidos e multimodalidades presentes nos textos motivadores. Nesse ínterim, cabe entender o funcionamento da proposta de redação e as ações necessárias para que o estudante consiga lograr êxito em sua produção. O trabalho, ao tratar do ensino de língua portuguesa, ancora-se nas perspectivas do Interacionismo sociodiscurvivo, do Grupo de Genebra, e, ainda, no New London Group, para tratar de multiletramentos.

 

Biografie autore

  • Marta Aparecida Broietti Henrique, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE-SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)

    Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UNESP (IBILCE- SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Formada em Letras pela UEL, com mestrado na área de estudos linguísticos.

    Professora da Faculdade de Presidente Prudente.

  • Cristiane de Souza Fleury Curado
    Mestre em estudos linguísticos pela UNESP (Assis), formada em Letras pela mesma instituição, atuou como professora do ensino fundamental II, médio e superior. Atualmente é professora autonôma de língua portuguesa.

Pubblicato

11/12/2018

Fascicolo

Sezione

Artigos