Intelectualidade Negra: a relação entre conhecimento e feminismo na busca de uma postura epistemológica decolonizante
Black Intellectuality: the relationship between knowledge and feminism in the search for a decolonizing and transformative epistemological stance.
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.488-502Abstract
Este artigo tem como intuito nos levar a refletir sobre os efeitos da colonização sobre o conhecimento e reforçar o papel do feminismo negro e de suas lutas. Ao problematizar sobre os efeitos da colonização percebemos que ocorre um apagamento sistemático de contribuições de mulheres negras intelectuais, o que nos leva a pensar sobre questões políticas e de desigualdades estruturais que colocam o negro na posição de objeto de discurso. A partir desses pressupostos, discutimos neste artigo os lugares sociais que intelectuais negras têm ocupado no trânsito histórico levando em consideração as questões de gênero, assim como outros marcadores sociais de raça e classe que influenciam na construção dos saberes de forma desigual e que gera inúmeros conflitos e tensões. Em termos metodológicos buscamos resgatar e ressignificar produções científicas abarcando mulheres negras e articulando os saberes de forma que colabore com a decolonização do pensamento, discursos e posturas. Concluímos que para romper a hegemonia branca masculina é necessário superarmos formas de opressão contra as mulheres negras buscamos reforçar a necessidade do feminismo frente ao combate ao racismo, as desigualdades e na promoção de campos e difusão de conhecimentos decoloniais.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.