A proposta de redação do ENEM: reflexões sobre o papel da escola no ensino de gêneros e multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.5.n.1.p.238-256Palavras-chave:
Proposta de redação do ENEM, Multimodalidades, Gêneros textuais, Ensino de língua portuguesa.Resumo
Este trabalho objetiva discutir a constituição da proposta de redação do ENEM, visando reconhecer-lhe os aspectos subjacentes, solicitados do candidato no desenvolvimento do seu texto. Aborda-se, a partir das mudanças sofridas por esta proposta, desde a criação do exame, a questão da interdisciplinaridade dos temas escolhidos e multimodalidades presentes nos textos motivadores. Nesse ínterim, cabe entender o funcionamento da proposta de redação e as ações necessárias para que o estudante consiga lograr êxito em sua produção. O trabalho, ao tratar do ensino de língua portuguesa, ancora-se nas perspectivas do Interacionismo sociodiscurvivo, do Grupo de Genebra, e, ainda, no New London Group, para tratar de multiletramentos.
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