Leitura do gênero propaganda no Ensino Médio:
o papel da argumentação na formação de sujeitos emancipatórios
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.1.p.43-57Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a leitura de propaganda para além das previsibilidades desse gênero textual em um contexto escolar. Especificamente, busca-se propor um trabalho com o gênero que o focalize por um viés da argumentação para alunos do Ensino Médio durante as aulas de Língua Portuguesa. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa tem caráter bibliográfico apresentando uma proposta de leitura do gênero propaganda. É possível identificar uma desconstrução da concepção de que o referido gênero textual pode ser visto apenas pelo seu caráter verbal ou verbo-visual, ou seja, a sua estrutura temática. Este tipo de texto, construído dentro de uma realidade sócio-histórica, necessita de olhares mais críticos quanto à sua interpretação, principalmente, em um contexto de formação de sujeitos em um processo de ensino-aprendizagem. Com as propostas de análises de leitura por um viés da argumentação, espera-se proporcionar um senso crítico e suscitação de debates coletivos com os sujeitos aprendizes em seus ambientes escolares, de modo a favorecer o papel da emancipação de sujeitos por um viés de uma leitura crítica e argumentativa.
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