Leitura do gênero propaganda no Ensino Médio:

o papel da argumentação na formação de sujeitos emancipatórios

Autores

  • Luiz Guilherme de Brito Arduino Universidade Anhembi Morumbi
  • Danilo Passos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.1.p.43-57

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a leitura de propaganda para além das previsibilidades desse gênero textual em um contexto escolar. Especificamente, busca-se propor um trabalho com o gênero que o focalize por um viés da argumentação para alunos do Ensino Médio durante as aulas de Língua Portuguesa. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa tem caráter bibliográfico apresentando uma proposta de leitura do gênero propaganda. É possível identificar uma desconstrução da concepção de que o referido gênero textual pode ser visto apenas pelo seu caráter verbal ou verbo-visual, ou seja, a sua estrutura temática. Este tipo de texto, construído dentro de uma realidade sócio-histórica, necessita de olhares mais críticos quanto à sua interpretação, principalmente, em um contexto de formação de sujeitos em um processo de ensino-aprendizagem. Com as propostas de análises de leitura por um viés da argumentação, espera-se proporcionar um senso crítico e suscitação de debates coletivos com os sujeitos aprendizes em seus ambientes escolares, de modo a favorecer o papel da emancipação de sujeitos por um viés de uma leitura crítica e argumentativa.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme de Brito Arduino, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pela Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Em Comunicação, concentra suas pesquisas e o desenvolvimento de projetos práticos em propaganda, direção de arte, design, leitura crítica de mídia, narrativa transmídia, fake news, planejamento estratégico e comunicação digital. Em Linguística Aplicada, suas produções acadêmicas possuem ênfase nos seguintes temas: linguagens e conteúdos educacionais, Análise Dialógica do Discurso (ADD) e Estudos Críticos do Discurso (ECD). É membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Design: Algumas confluências e tensões históricas pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), do Grupo de Pesquisa em Linguagens, conteúdos educacionais e mídias contemporâneas e do Grupo de Estudos Críticos do Discurso, ambos pela Universidade de Taubaté e certificados pelo CNPQ.

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Publicado

30/06/2024