Desconstrução de estereótipos e representação de mulheres negras na obra de Ondina Ferreira:
uma análise da autorrepresentação e do papel da literatura na visibilidade de vozes silenciadas
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.51-64Resumo
Este artigo tem como foco a análise da narrativa “O Suicídio da Quina”, presente na obra literária Contos com Lavas (2010), da escritora cabo-verdiana Ondina Ferreira. Assim, objetiva-se discorrer sobre a temática da escrita de autoria feminina, destacando no conto as diferentes vozes femininas e suas representações. A partir dessa análise, busca-se compreender como a autora cabo-verdiana, a partir de sua realidade, aborda os impactos causados às mulheres contemporâneas. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentando-se nos princípios da Crítica Feminista (Zolin, 2009) e da Ginocrítica (Showalter, 1994), a fim de oferecer uma visão mais profunda das temáticas tratadas pela autora em sua obra. A pesquisa visa destacar a importância de sua obra na promoção da diversidade e na reescrita da narrativa cultural, enfatizando o impacto da literatura como ferramenta para a visibilidade e equidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.