A Abordagem Epistemológica à Argumentação em Discussão

Autores/as

  • Rodrigo Freitas Costa Canal Universidade Federal do Oeste do Pará

Palabras clave:

Epistemologia da Argumentação, Lógica Informal, Teoria da Argumentação, Abordagem Epistemológica a Argumentação, Função Epistêmica da Argumentação

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir criticamente o empreendimento denominado de Abordagem Epistemológica a Argumentação (Epistemological Approach to Argumentation). De modo a satisfazer minimamente esse objetivo, o artigo introduz algumas distinções conceituais mínimas para se entender o problema da função e do objetivo da argumentação, cuja a solução é disputada pelas três alternativas principais em seu estudo, abordagens essas que apresentamos na seção a seguir desta. Como a abordagem epistemológica é o nervo deste trabalho, argumenta-se que para se compreender minimamente, mas de forma rigorosa, a natureza de uma abordagem epistemológica, deve-se entender a tese da função epistêmica da argumentação. Por fim, a discussão sobre a abordagem epistemológica é então introduzida, começando com uma discussão da razão pela qual seus defensores estariam justificados em assumir que uma teoria epistemológica da argumentação é superior à suas concorrentes; apresentamos então alguns desafios fornecidos à abordagem epistemológica por parte de seus críticos e algumas das respostas que os defensores da abordagem epistemológica tem dado a estas objeções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Freitas Costa Canal, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado, 2006) pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando no Centro de Formação Interdisciplinar, lecionando especificamente o módulo Origem e Evolução do Conhecimento. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes problemas/temas: natureza e método da atividade filosófica, metafilosofia, filosofia da mente, Programa de Fillosofia da mente de John Searle e Critical Thinking.

Publicado

28/07/2016

Número

Sección

Artigos