Informamos que a revista Clareira está passando por um processo de reestruturação que iniciou com a migração para a base de periódicos da Universidade Federal de Rondônia. Enfrentamos alguns problemas que vão sendo superados e esperamos em breve terminar o trabalho de preenchimento e alimentação da revista.  


=== Dossiê: Ciência da Lógica de Hegel / Lógica da qualidade de Hegel: Ser para si ===

 

Chamada para artigos: "O significado da lógica do ser para si decorre do fato de que nela, por um lado, a qualidade atinge sua perfeição e, por outro, a transição da qualidade para a quantidade é efetuada. A lógica do ser para si descreve assim aquele movimento que Hegel entende como o movimento dialético por excelência: "A suprema maturidade e o supremo estágio que alguma coisa pode alcançar são aqueles em que começa o seu declínio" (Hegel. Ciência da Lógica. A Doutrina do Conceito. V. 3, Petrópolis: Vozes, 2017, p. 77). Essa dialética da perfeição e do declínio, entretanto, caracteriza apenas aquelas categorias que ainda não representam o todo consumado que se explicitará no conceito ou ideia, enquanto princípio do idealismo absoluto.

 

A lógica do ser para si é significativa porque fornece simultaneamente uma visão sistemática da crítica de Hegel ao idealismo subjetivo, ao pluralismo materialista e ao pluralismo idealista. O padrão da crítica é o idealismo absoluto, que é capaz de penetrar toda a efetividade. Em termos de história da filosofia, os representantes da filosofia clássica alemã Kant, Fichte e Schelling, os antigos pensadores Leucipo e Demócrito, bem como os filósofos modernos Spinoza, Leibniz e Malebranche estão, portanto, envolvidos. O contexto é, portanto, a estrutura lógica da autoconsciência, a metafísica atomista, seu contraste com a dialética platônica do uno e do múltiplo, a metafísica das mônadas, a filosofia da natureza de Kant e de Schelling. A atualidade da lógica do ser para si surge do poder crítico do idealismo hegeliano para elaborar os pontos fortes e fracos do idealismo filosófico e do materialismo, o que é de grande importância para nossa compreensão filosófica contemporânea."

 

Prazo-limite de submissões: 15 de junho de 2021

 

Submissão: portal da revista, direcionando o artigo para o dossiê específico.

 

Orientações internas ao seminário: como sabem, a apresentação dos projetos de artigo terá lugar no começo do mês de maio. A partir dessa apresentação, deverão desenvolver os vossos trabalhos de pesquisa e a escrita do artigo, o qual será revisto por mim e pelo Professor Agemir, de modo a integrar eventuais correções e/ou sugestões antes de ser submetido à revista.